Caiu o jejum

Depois de 843 minutos, Adriano voltou a marcar um gol pela Inter. Aos 40 do primeiro tempo do jogo contra a Sampdoria, em Milão, ele acertou um cabeceio na trave. No rebote, não vacilou o garantiu a vitória por 1 x 0, que mantém o time de Milão no terceiro lugar do Italiano, a um ponto do segundo Milan, que joga amanhã contra a líder Juve. Além de marcar, Adriano jogou bem. Para a alegria de Parreira.

Na outra partida da rodada, o agora décimo colocado Siena fez 1 x 0 no lanterninha Treviso, que com apenas 15 pontos em 29 jogos já está praticamente rebaixado.

Se o Adriano se recuperou na Inter, o que dizer do Ronaldo, que começou o jogo do Real no banco, entrou no segundo tempo da partida contra o Valencia e sofreu um pênalti, depois de iniciar uma jogada com a mão, aos 43 do segundo tempo. Só que ao cobrar a penalidade que poderia dar a vitória e garantir a vice-liderança isolada aos madrilenhos, o Fênomeno praticamente atrasou a bola pro goleiro Canizares. 

Não sei não, mas desconfio que, como Ronaldo anda às turras com os torcedores do Real, na Espanha surgirão as mesmas especulações que rolaram por aqui quando o Roger, do Corinthians, perdeu aquele pênalti contra o Figueirense na Copa do Brasil. A diferença é que, aqui em São Paulo, diziam que o Roger queria derrubar o então técnico Daniel Passarela. Já o Ronaldo estaria disposto a derrubar quem? A si próprio?



Escrito por Gian Oddi às 20h46
[   ] [ envie esta mensagem ]




A rodada

Os jogos deste final de semana pelo Campeonato Italiano são os seguintes:

Sábado
14h00 - Siena x Treviso
16h30 - Inter de Milão x Sampdoria

Domingo
11h00 - Ascoli x Roma
11h00 - Cagliari x Fiorentina
11h00 - Empoli x Chievo
11h00 - Lazio x Reggina
11h00 - Messina x Lecce
11h00 - Palermo x Udinese
11h00 - Parma x Livorno
16h30 - Juventus x Milan

Hoje, Adriano tenta interromper seu jejum de 10 jogos (mais precisamente 803 minutos) sem marcar um gol pelo Italiano. Amanhã, o Milan, mesmo jogando em Turim, busca voltar a dar alguma graça para o campeonato e diminuir de 10 para sete pontos a vantagem da líder Juve. Fiorentina e Roma, que brigam cabeça a cabeça pela vaga na Liga, têm jogos parecidos fora de casa, respectivamente contra Cagliari e Ascoli. 



Escrito por Gian Oddi às 11h52
[   ] [ envie esta mensagem ]




Liga dos Campeões

Foram sorteados hoje os confrontos das quartas-de-final, que acontecem nos dias 18, 19, 25 e 26 de abril:

Arsenal x Juventus
Lyon x Milan
Inter ou Ajax x Villarreal
Benfica x Barcelona

Nas semifinais, quem ganhar de Arsenal x Juve pega o vencedor de Inter ou Ajax x Villareal. Já o vencedor de Lyon x Milan enfrenta quem levar a melhor de Benfica e Barcelona.

Apesar de ter (no ano passado) cravado o Milan como campeão no Bolão da Placar, meus palpites para semifinalistas são Juventus, Lyon, Inter e Barça. E os seus?



Escrito por Gian Oddi às 15h40
[   ] [ envie esta mensagem ]




Primeiro baque

Depois das vitórias de Juventus, Milan e Palermo, a Itália sofre sua única derrota nos jogos das copas européias neste meio de semana. Na Inglaterra, novamente sem um atacante entre os titulares, os romanos perderam por 1 x 0 do Middlesbrough, gol marcado por Yakubu, de pênalti, aos 11 minutos. Pouco antes, a Udinese também decepcionou: jogando em casa, não passou do empate por 0 x 0 com o Levski Sofia, da Bulgária.

Nada irreversível: no jogo de volta, na capital italiana, a Roma terá que vencer por (no mínimo) dois gols de diferença. Já a Udinese poderá irá às quartas-de-final se conseguir um empate com gols (ou uma vitória, claro) na casa dos búlgaros. Dá? 



Escrito por Gian Oddi às 19h16
[   ] [ envie esta mensagem ]




Vai entender...

O Palermo está em décimo no Campeonato Italiano, e o máximo que pode almejar no torneio é um lugar na Copa da Uefa 2006-07. Aí, jogando nesta quinta pela atual Copa da Uefa, o time poupa alguns de seus principais jogadores, como Zaccardo e Caracciolo, para o jogo do Italiano no fim de semana. É que nem poupar jogadores na Copa para usá-los nas Eliminatórias da Copa seguinte.

Ainda assim, o Palermo ganhou por 1 x 0 do Schalke 04 (de Rafinha e Bordon), jogando na Sicília. Brienza marcou, aos 15 de jogo. Na partida de volta, na Alemanha, os italianos poderão empatar ou perder por um gol de diferença, contanto que marquem ao menos uma vez.

Udinese x Levski Sofia e Middlesbrough x Roma são os outros jogos envolvendo italianos pela Copa da Uefa. Ambos começam daqui a pouco.



Escrito por Gian Oddi às 16h12
[   ] [ envie esta mensagem ]




Dilema fenomenal


Ronaldo e a dúvida: Real ou Inter? (foto Reuters)

Depois da eliminação do Real Madrid pelo Arsenal na Liga dos Campeões, duas frases de Ronaldo chamaram atenção. A primeira, "Estão todos contra mim!"; a segunda, "Ninguém me pediu para ir cumprimetá-los", quando perguntaram a ele porque não tinha ido acenar à pequena torcida espanhola presente em Londres.

Só quem não quer não vê que Ronaldo não suporta mais (na minha opinião, com certa dose de razão, o Real). Assim, a presença do seu nome nos jornais italianos é cada dia mais comum, protagonizando notícias de uma possível ida do brasileiro para o Milan ou, mais constantemente, de uma volta para a Inter.

Mas Ronaldo se engana se acha que vai encontrar em Milão o mesmo carinho (que ele tanto pede em Madri) dos tempos de sua primeira passagem pela Inter. Se voltar, ele enfrentará forte resistência de boa parte da torcida interista, que até hoje não perdoa a "ingratidão" do brasileiro quando ele deixou o time após a Copa de 2002.
 
A última celebridade italiana a se manifestar sobre o assunto foi o roqueiro Luciano Ligabue, famoso por sua paixão pela Inter, que disse o seguinte: "Se voltar, Ronaldo terá que fazer a torcida perdoá-lo. Eu ainda estou chateado por sua grande traição". Na Espanha ou na Itália, a vida do Fenônemo não será fácil...

Dica: para quem gosta de rock, recomendo o Ligabue. Se quiserem ouvir uma versão que a torcida da Inter costuma cantar nos estádios, escutem Urlando Contro il Cielo (Gritando Contra o Céu). Para acessar o site do Ligabue, clique aqui.



Escrito por Gian Oddi às 12h50
[   ] [ envie esta mensagem ]




Milan 4 x 1 Bayern Munique

De novo, Inzaghi marcou duas vezes, uma no primeiro e outra no segundo tempo. Shevchenko perdeu um pênalti e logo em seguida teve que ouvir o goleirão Kahn berrando no seu ouvido com aquela cara de cachorro bravo. Só dois minutos depois, o ucraniano deu o troco, marcou seu oitavo gol na Liga (da qual é artilheiro isolado) e, pra minha surpresa, nem olhou para o Kahn. Saiu sorrindo, vibrando, sem devolver a provocação. Tranquilão, o ucraniano... Kaká fechou a goleada e, como já está virando rotina, o gol sofrido pelos italianos (quando o jogo ainda estava 2 x 0) saiu de uma falha de Dida - que no resto do jogo não foi mal, sejamos justos.

Que baita grosso!
E agora? Como criticar quem pede Inzaghi na Seleção Italiana? Eu não o defendia e acho que ainda não o defendo, mas a verdade é que ele tem feito por merecer, no mínimo, o título de "melhor grosso do mundo" que o amigo Mauro Beting atribuiu com propriedade a Christian Vieri.

Trauma alemão
E como bem observou um outro amigo, o André Rizek aqui da Placar, se depender dos últimos resultados entre alemães e italianos, Klinsmann deve estar torcendo para não pegar a Azzurra na Copa. Há pouco mais de uma semana, sua seleção levou de quatro da Itália. Ontem, a Juventus eliminou o Werder Bremen e, hoje, foi a vez do poderoso Bayern cair diante do Milan.

Predomínio italiano
Com os resultados da semana, bons para que este blog siga fervendo, a Itália já é um dos países com mais representates nas quartas-de-final da Liga (dois). E pode assumir a ponta isolada, com três representantes em oito, se a Inter conseguir no mínimo um empate por 0 x 0 ou 1 x 1 com o Ajax, no dia 14, em Milão.

Quem já se classificou:
Itália - Juventus e Milan
Espanha - Barcelona e Villareal
Inglaterra - Arsenal
França - Lyon
Portugal - Benfica

Para ler o relato de Milan x Bayern no site da Placar, clique aqui.



Escrito por Gian Oddi às 19h10
[   ] [ envie esta mensagem ]




Os dois lados

Mais frases sobre Juventus 2 x 1 Werder Bremen

Do goleiro Wieser, do Werder, que até falhar e entregar a classificação aos 43 minutos do segundo tempo, vinha sendo o melhor jogador em campo segundo os jornais italianos:

"Foi horrível. Gostaria de sumir da Terra por aquilo que fiz. Foi sem dúvida alguma o pior momento da minha carreira. Eu estava indo tão bem, sentia que podia defender tudo... Um erro do gênero cometemos apenas uma vez na vida"

De Emerson, autor do gol da classificação e que, pela terceira vez consecutiva, foi eleito o melhor jogador em campo nas partidas da Juventus:

"Não tinha percebido a falha do goleiro. Estava correndo, olhando para baixo, e tenho que agradecer ao Cannavaro, que gritou 'Puma, Puma!' (apelido de Emerson na Itália) e me avisou que a bola estava ali"


Já ia me esquecendo de agradecer ao Rogério Andrade, designer aqui da Placar, pela barrinha ali de cima. Grazie, Polska!



Escrito por Gian Oddi às 11h55
[   ] [ envie esta mensagem ]




Emerson comenta...

...seu gol que garantiu a classificação da Juventus para as quartas-de-final da Liga dos Campeões:

"Este ano estou me especializando em gols diferentes. Semana passada fiz um gol de letra sobre o Lecce e agora este de oportunismo. Não sou atacante, mas procuro ficar esperto para aproveitar as chances que aparecem durante o jogo. O goleiro teve uma infelicidade, mas consegui ser mais rápido que ele e não pensei duas vezes em marcar o gol. Nem acreditei quando a bola sobrou perto de mim!” 



Escrito por Gian Oddi às 19h43
[   ] [ envie esta mensagem ]




Sorte ou camisa?

Tenho a tese de que a Juventus é o time com mais camisa no planeta. Porque ninguém consegue ganhar tanto jogando tão pouco como ela. Foi, de novo, o caso da classificação para as quartas-de-final da Liga dos Campeões, nesta terça, contra o Werder Bremen.

Depois de perder por 3 x 2 a partida na Alemanha, era quase consenso que a Juve não deveria ter dificuldades para passar de fase jogando em Turim e precisando "só" de uma vitória. Mas teve: depois de uma atuação discreta, terminou o primeiro tempo perdendo por 1 x 0, gol de Micoud, aos 13.

No segundo tempo, com Del Piero no lugar de Ibrahimovic, a Juve chegou ao empate, com Trezeguet completando jogada de Nedved aos 20. Quando tudo parecia perdido, aos 43, o goleirão Wiese, que havia salvado os alemães numa impressionante defesa em um chute de Mutu, bobeou. Ao fazer uma defesa, caiu no chão e acabou soltando a bola. Emerson, que já voltava correndo para o seu lugar, o meio de campo, viu a pelota ali, ao lado dos seus pés, e só teve o trabalho de dar um leve toque para garantir a vaga.

Se a vitória da Juve não foi tão justa, o herói da classificação foi: como já mostramos neste blog, Emerson tem sido eleito constantemente o melhor jogador da sua equipe nas partidas do Campeonato Italiano.


Emerson: herói da classificação (foto Reuters)

Com o empate por 1 x 1 entre Barcelona e Chelsea, no Camp Nou, os espanhóis também passaram adiante na Liga, e os ingleses deram adeus ao torneio. Agora, nas casas de apostas européias, Barça e Juventus lideram, nesta ordem, no número de palpites para levar o caneco. O Chelsea era o segundo... era.



Escrito por Gian Oddi às 19h13
[   ] [ envie esta mensagem ]




Três toques

Valeu a pena?
Gilardino e Shevchenko eram intocáveis no Milan, tanto que Vieri pediu para sair. Aí, os dois deram brecha para Inzaghi, que despencou a fazer gols. Agora, eu pergunto: será que o Amoroso vai aguentar ficar por lá como quarto atacante, sem jogar quase nunca? Em entrevista à Placar, ele garantiu que sim, que sabia que seria assim. Recentemente, Adriano Galliani, vice-presidente do Milan, também garantiu que Amoroso ficará. "Já temos os quatro atacantes para a próxima temporada (2006-07), Amoroso incluso", disse, para negar os boatos sobre o interesse em Ronaldo. Vamos ver.

Se uns ficam, outros...
Se Amoroso fica, o mesmo não deve acontecer com o o técnico Carlo Ancelotti, a menos que ele ganhe a Liga dos Campeões. Aliás, neste final de semana, o jornal (sensacionalista, é verdade) inglês Sunday Mirror informou que o atual técnico do Chelsea, José Mourinho, esteve em Milão para conversar com dirigentes milaneses. Parece que a relação do português com o dono do Chelsea, Roman Abramovich, ficou insustentável. O motivo seria inusitado: o russo quer torrar seus bilhões em jogadores renomados, mas o português não quer estrelas vaidosas no elenco (com exceção dele próprio, claro). Daí, só posso concluir que, se Mourinho for mesmo para o Milan, terá que mandar embora boa parte do estrelado elenco milanista. Ou não?

Museu do Codino     
Dentro de aproximadamente dois anos, a pequena cidade de Caldogno, perto de Vicenza, na Itália, terá um museu dedicado ao seu mais ilustre cidadão: Roberto Baggio. As obras do complexo esportivo e de lazer "Città Caldogno" foram iniciadas na última sexta-feira, com o próprio Baggio no comando da escavadeira, deslocando a primeira pedra do local definido para receber o centro. O museu de Baggio é apenas uma pequena parte do complexo, mas certamente a que, pelo menos por enquanto, está fazendo mais barulho.



Escrito por Gian Oddi às 00h28
[   ] [ envie esta mensagem ]




Os recordes que vêm... e vão

Na Europa, não
Com o empate por 1 x 1 com a Inter, a Roma encerra em 11 sua sequência de vitórias seguidas no Italiano - recorde histórico da competição. Assim, vê afundar o sonho de alcançar a marca européia do Real Madrid, que na temporada 1960-61 venceu 15 partidas seguidas pelo Campeonato Espanhol.
 
Visitante sem cerimônia
A Juventus alcançou um novo recorde depois de bater a Sampdoria por 1 x 0, em Gênova. Chegou à marca de 20 partidas seguidas marcando gols fora de casa. Aliás, a Juve não passou em branco em nenhum de seus 39 jogos na temporada: marcou nas 28 partidas da Série A, nas 7 da Liga dos campeões e nas 4 da Copa da Itália.  
 
Capello, o fominha
E por falar em Juventus, o time completou neste domingo 66 rodadas na liderança do Campeonato Italiano: 38 no campeonato anterior e 28 neste. Desde que Fabio Capello assumiu o time, no início da temporada 2004-05, a Juve não largou a liderança em momento algum.

Escrito por Gian Oddi às 12h24
[   ] [ envie esta mensagem ]




Melhores da rodada

Milan 3 x 0 Empoli - Inzaghi, nota 7 - Tanto o Corriere della Sera como a Gazzetta dello Sport elegeram o atacante como melhor da partida. E ambos destacam que seria justo Inzaghi ser chamado para a Seleção Italiana (no lugar de Vieri, sugere o Corriere). No mesmo Corriere, Costacurta e Kaladze também mereceram 7.

Sampdoria 0 x 1 Juventus - Emerson, nota 7,5 - O brasileiro foi eleito pela segunda vez seguida o melhor da Juve. Na Gazzetta, mereceu 7,5 e foi classificado como um gigante no meio-campo. Já no Corriere, levou um 6,5 e ficou atrás de Del Piero e Nedved: "Eficaz, ele não erra quase nada", diz o jornal.

Roma 1 x 1 Inter - De Rossi, nota 7,5 - Outro que entra pela segunda vez seguida nos melhores. Tanto para o Corriere como para a Gazzetta, o meio-campista foi o melhor do clássico. "Atravessa ótima fase e está em todos os lugares. Se durar, será uma estrela da Copa", diz a Gazzetta. Chivu e Mancini também foram destacados. Na Inter, o melhor foi Recoba (6,5).



Escrito por Gian Oddi às 10h21
[   ] [ envie esta mensagem ]




Minutos florentinos

Fiorentina e Roma devem travar até o fim do Italiano a briga mais emocionante da competição, pelo quarto lugar do país na próxima Liga dos Campeões da Europa. Neste domingo, os minutos finais de dois jogos transformaram o que seria absoluta felicidade romana em alegria total dos florentinos.

Em Florença, o time da casa só venceu o Siena por 2 x 1 no clássico toscano graças a um gol de Pazzini (que tinha entrado no lugar de Luca Toni, autor do primeiro gol), aos 46 do segundo tempo. E foi também com um gol no final, aos 44 da segunda etapa, marcado por Materazzi de cabeça, que a Roma deixou escapar sua 12a vitória seguida no Italiano. Até então, os romanos venciam o jogo no estádio Olímpico por 1 x 0, com um gol do brasileiro Taddei depois de bela jogada de Mancini, aos 9 do primeiro tempo. 

Com o empate da Roma e sua vitória sobre o Siena, a Fiorentina volta a ocupar o quarto lugar, com 56 pontos contra 55 da Roma. Já a Inter, que tem 59, pode entrar na briga com romanos e toscanos e esquecer a disputa pelo segundo lugar com o Milan se tropeçar mais uma ou duas vezes.

Resultados do domingo
Chievo 2 x 2 Lazio
Fiorentina 2 x 1 Siena
Lecce 2 x 0 Palermo
Livorno 0 x 1 Cagliari
Messina 0 x 1 Parma
Treviso 0 x 1 Reggina
Udinese 1 x 1 Ascoli
Roma 1 x 1 Internazionale

ps: fora o gol de Taddei, os brasileiros passaram em branco nesta rodada.



Escrito por Gian Oddi às 20h37
[   ] [ envie esta mensagem ]




E Cassano renasce


Cassano: de novo em evidência nos jornais europeus

Bastou um golzinho e uma boa atuação no jogo em que o Real Madrid ganhou por 2 x 1 do Atlético de Madri, neste sábado, para que Antonio Cassano voltasse a ganhar destaque na imprensa européia. Tanto o Marca como o AS, principais jornais esportivos da Espanha, escolheram o italiano como destaque da vitória - e ressaltaram a escolha do técnico Lopez Caro, que resolveu barrar Ronaldo para escalar o ex-jogador da Roma. Na Itália, a Gazzetta Dello Sport também não poupou elogios a Cassano.

Agora, ficam algumas perguntas no ar:

1) Será que Lopez Caro vai manter Cassano no time para pegar o Arsenal na Liga dos Campeões? Muita gente apostava que o treinador só tinha barrado Ronaldo para estimular o brasileiro a voltar a se empenhar. Se essa era a idéia, a atuação do italiano complicou tudo.

2) Será que a Gazzetta Dello Sport mantém como sendo de apenas 5% as chances de Cassano ser convocado para a Seleção Italiana (ver nota do dia 28/2)? Afinal, o próprio Marcelo Lippi dizia que só não convocava Cassano porque "ele estava jogando muito pouco" pelo Real.

3) Será que Cassano não se arrepende de ter brigado com Totti? Tem muita gente (leitores atentos deste blog, inclusive) que aposta que Cassano possa ficar de fora da Copa só por não ter boas relações com o elenco da Azzurra e, principalmente, com sua maior estrela.



Escrito por Gian Oddi às 11h33
[   ] [ envie esta mensagem ]


[ ver mensagens anteriores ]


 


Histórico
  28/10/2007 a 03/11/2007
  30/09/2007 a 06/10/2007
  23/09/2007 a 29/09/2007
  16/09/2007 a 22/09/2007
  09/09/2007 a 15/09/2007
  02/09/2007 a 08/09/2007
  26/08/2007 a 01/09/2007
  19/08/2007 a 25/08/2007
  12/08/2007 a 18/08/2007
  05/08/2007 a 11/08/2007
  01/07/2007 a 07/07/2007
  24/06/2007 a 30/06/2007
  17/06/2007 a 23/06/2007
  10/06/2007 a 16/06/2007
  03/06/2007 a 09/06/2007
  27/05/2007 a 02/06/2007
  20/05/2007 a 26/05/2007
  13/05/2007 a 19/05/2007
  06/05/2007 a 12/05/2007
  29/04/2007 a 05/05/2007
  22/04/2007 a 28/04/2007
  15/04/2007 a 21/04/2007
  08/04/2007 a 14/04/2007
  01/04/2007 a 07/04/2007
  25/03/2007 a 31/03/2007
  18/03/2007 a 24/03/2007
  11/03/2007 a 17/03/2007
  04/03/2007 a 10/03/2007
  25/02/2007 a 03/03/2007
  18/02/2007 a 24/02/2007
  11/02/2007 a 17/02/2007
  04/02/2007 a 10/02/2007
  28/01/2007 a 03/02/2007
  21/01/2007 a 27/01/2007
  26/11/2006 a 02/12/2006
  19/11/2006 a 25/11/2006
  12/11/2006 a 18/11/2006
  05/11/2006 a 11/11/2006
  29/10/2006 a 04/11/2006
  22/10/2006 a 28/10/2006
  15/10/2006 a 21/10/2006
  08/10/2006 a 14/10/2006
  01/10/2006 a 07/10/2006
  03/09/2006 a 09/09/2006
  27/08/2006 a 02/09/2006
  20/08/2006 a 26/08/2006
  13/08/2006 a 19/08/2006
  06/08/2006 a 12/08/2006
  23/07/2006 a 29/07/2006
  16/07/2006 a 22/07/2006
  09/07/2006 a 15/07/2006
  02/07/2006 a 08/07/2006
  25/06/2006 a 01/07/2006
  11/06/2006 a 17/06/2006
  04/06/2006 a 10/06/2006
  28/05/2006 a 03/06/2006
  21/05/2006 a 27/05/2006
  14/05/2006 a 20/05/2006
  07/05/2006 a 13/05/2006
  30/04/2006 a 06/05/2006
  23/04/2006 a 29/04/2006
  16/04/2006 a 22/04/2006
  09/04/2006 a 15/04/2006
  02/04/2006 a 08/04/2006
  26/03/2006 a 01/04/2006
  19/03/2006 a 25/03/2006
  12/03/2006 a 18/03/2006
  05/03/2006 a 11/03/2006
  26/02/2006 a 04/03/2006


Outros sites
  Campeonato Italiano - resultados, classificação, artilheiros e estatísticas

  Tuttosport
  Corriere dello Sport
  La Gazzetta dello Sport
  Corriere della Sera
  Revista Placar
  Federação Italiana
  Liga Italiana
  Na TV (do site Trivela)
  Uefa.com

  Ascoli
  Atalanta
  Bologna
  Cagliari
  Catania
  Chievo
  Empoli
  Fiorentina
  Genoa
  Internazionale
  Juventus
  Lazio
  Livorno
  Messina
  Milan
  Napoli
  Palermo
  Parma
  Reggina
  Roma
  Sampdoria
  Siena
  Torino
  Udinese

  Buela de Capotón
  Thank God for Football
  Carta-bomba
  Blig do Repórter
  Blog de Bola
  Lédio Carmona
Votação
  Dê uma nota para meu blog