Só frases

"Acho que Totti pode ser na Copa do Mundo o que Van Basten foi na Eurocopa de 1988: Marco também chegou àquela competição depois de uma lesão, jogou e foi decisivo. E, caso se recupere a tempo, Totti poderá repetir a mesma trajetória vencedora". De Rudd Gullit, após o jogo de despedida de Demetrio Albertini, durante a semana.

"Adriano não precisava errar aquele pênalti (contra o Ajax, pela Liga dos Campeões). Serviu apenas para desmoralizá-lo, enquanto ele precisa de injeções de confiança que apenas três ou quatro jogos seguidos bem jogados podem dar". De Giancinto Facchetti, presidente da Inter, que, segundo sugere o jornal La Gazzetta dello Sport, teria se irritado com o fato de Adriano ter passado a noite em uma boate com Ronaldinho Gaúcho, após o mesmo jogo de despedida de Albertini.

"É uma questão esportiva e prática, não afetiva: se ele estiver bem, mental e fisicamente preparado, e nós acharmos que poderá jogar bem com Adriano, pensaremos". De Massimo Moratti, dono da Inter, mais uma vez respondendo sobre Ronaldo. E, em seguida, deixando escapar: "Sempre tive muita simpatia por ele".



Escrito por Gian Oddi às 08h46
[   ] [ envie esta mensagem ]




A rodada 30

Abaixo, os jogos do final de semana. O Milan não terá Gattuso e Stam, enquanto Shevchenko é dúvida e pode dar espaço à dupla Inzaghi-Gilardino. A Juventus terá Del Piero como titular, com Ibrahimovic ficando no banco. Um entre os volantes Emerson e Vieira será poupado, dando espaço para Giannicheda, que tem jogado pouco na temporada.

Sábado
14h00 - Treviso x Cagliari
16h30 - Livorno x Juventus

Domingo
11h00 - Chievo x Siena
11h00 - Fiorentina x Ascoli
11h00 - Inter x Lazio
11h00 - Lecce x Parma
11h00 - Reggina x Empoli
11h00 - Sampdoria x Palermo
11h00 - Udinese x Milan
16h30 - Roma x Messina



Escrito por Gian Oddi às 08h32
[   ] [ envie esta mensagem ]




Piadinha infeliz

O primeiro-ministro da Itália e dono do Milan, Silvio Berlusconi, é famoso por suas gafes. Depois do jogo de despedida do volante Demetrio Albertini, na quarta-feira, soltou mais uma pérola, dessa vez com ligação ao futebol (brasileiro, aliás). Após se empolgar com o futebol de Ronaldinho Gaúcho no San Siro, Berlusconi disse o seguinte:   

"Se eu pudesse, usaria minha posição e faria uma lei para que ele não saísse da Itália!”.

Não seria nada, se uma das principais acusações da oposição a Berlusconi (que disputa a reeleição em abril) não fosse justamente a de que ele costuma fazer leis visando benefício próprio. "Mas, como vivemos numa democracia, não posso fazer isso", disse depois, tentando consertar. Já era tarde...



Escrito por Gian Oddi às 22h24
[   ] [ envie esta mensagem ]




Desastre italiano

Se na Liga dos Campeões os clubes italianos vão de vento em popa, na Copa da Uefa esta semana foi desastrosa: os três representantes do país, Roma, Udinese e Palermo, foram eliminados da competição, e o torneio ficou sem ninguém da Bota.

A Roma, de novo sem centroavantes (Montella e Nonda estão machucados), venceu o Middlesbrough por 2 x 1 na quarta-feira, com dois gols de Mancini (ele já fez 13 na temporada), mas mesmo assim dançou - tinha perdido por 1 x 0 na Inglaterra. Como se não bastasse, o time ainda perderá o zagueiro Chivu, com lesão nos ligamentos do joelho, por no mínimo duas semanas.

Desastrosa a campanha da Roma sem Totti: depois de perdê-lo, o time só ganhou um jogo, da Lazio, no qual alcançou o recorde de 11 vitórias seguidas no Italiano. Depois disso, a equipe empatou em casa com a Inter, perdeu um jogo para o Ascoli e foi eliminada pelo Middlesbrough na Uefa. E aí? A Roma é ou não Tottidependente?

A Udinese, na Itália, tinha empatado com o Levski Sofia por 0 x 0. Lá na Bulgária, hoje, tomou de 2 x 1 e também deu adeus à Uefa.

o Palermo, que vencera o Schalke 04 por 1 x 0 na Itália, tomou de três na Alemanha. Depois da expulsão de Corini, aos 44 do primeiro tempo, os donos da casa fizeram 1 x 0, de pênalti, originado justamente no lance que causou a expulsão do italiano (mão na bola dentro da área). No segundo tempo, com um jogador a mais, os alemães marcaram mais dois e vingaram os compatriotas (da seleção, do Werder Bremen e do Bayern Munique) que haviam perdido para italianos nas últimas semanas.

Então, os classificados para as quartas-de-final da Copa da Uefa são os seguintes:

Rapid Bucareste (Romênia)
Middlesbrough (Inglaterra)
Sevilla (Espanha)
Zenit S. Petersburgo (Rússia)
Levski Sofia (Bulgária)
Basel (Suíça)
Schalke 04 (Alemanha)
Steaua Bucareste (Romênia)

Com uma ou outra excessão, times meio desanimadores, não?
O sorteio que define as quartas acontece amanhã, 17/3.



Escrito por Gian Oddi às 21h06
[   ] [ envie esta mensagem ]




A adeus de Albertini

Atrasei, pessoal. Mas, como já disse, a semana de fechamento da Placar me aperta um pouco para produzir aqui no blog. Agora, atendendo ao pedido do Emilio, conto como foi o amistoso entre Milan e Barcelona, que marcou a despedida do volante Demetrio Albertini dos gramados.

Foram 35 mil pessoas presentes nas arquibancadas e, em campo, ilustres como Van Basten, Baresi, Desailly, Papin, Weah, Gullit, Boban, Laudrup, Stoichkov, Rijkaard, Ronaldinho, Eto'o e todo o time atual do Milan. A partida terminou 3 x 2 para os italianos, mas isso é o de menos.
 
O primeiro tempo, que começou com equipes formadas por estrelas antigas dos dois clubes, terminou 3 x 1. O dono da festa, quem diria, abriu o placar numa bela cobrança de falta. Van Basten, pra emocionar os torcedores em dobro, marcou o segundo de cabeça. Nadal, contra, fez 3 x 0, e Ezquerro descontou pro Barça.    
 
Já no segundo tempo, os dois times começaram jogando com suas equipes atuais antecipando o que pode ser uma semifinal da atual Liga dos Campeões da Europa. E, talvez tenha sido um sinal, na segunda etapa deu Barcelona por 1 x 0 (Eto'o, que brincou de goleiro durante o jogo, fez de pênalti), fechando o placar em 3 x 2. 
 
A nota positiva, claro, foi a emoção de Albertini, que chorou muito enquanto fazia um discurso agradecendo a festa. A nota negativa, pra variar, veio dos torcedores organizados, que vaiaram Fabio Capello, técnico que comandou o vitórioso Milan nos anos 90. O motivo, claro, é que Capello hoje dirige a Juventus.

Tá tarde. Amanhã (ou melhor, depois do raiar do sol), falo sobre a Copa da Uefa, eliminação da Roma inclusa. Ok?


Van Basten abraça Albertini, o dono da festa (www.gazzetta.it) 



Escrito por Gian Oddi às 01h05
[   ] [ envie esta mensagem ]




Três toques

Mais de Ronaldo
No jogo contra o Ajax pela Liga dos Campeões, torcedores organizados da Internazionale gritaram insistentemente a frase “Ronaldo nós não queremos!”. Uma resposta à faixa que outros torcedores tinham levado ao CT do clube no dia anterior, apoiando a volta do Fenômeno.

Hoje tem Milan x Barça
Esta noite acontece no estádio San Siro o jogo de despedida do volante Demetrio Albertini, ex-Milan, Barcelona e Seleção Italiana, entre outros. A partida será entre o Barça e o Milan, com jogadores atuais dos dois times e também muitos que fizeram parte da final da Copa dos Campeões de 1994. Entre outras estrelas, já confirmaram presença Van Basten, Rijkaard, Gullit, Weah, Stoichkov, Baresi, Donadoni, Michael Laudrup, Kaká e Ronaldinho. No primeiro tempo, Fabio Capello dirige o Milan e Johann Cruiff comanda o Barça. No segundo, os times terão a volta de seus técnicos atuais, Ancelotti e Rijkaard. Será divertido.

Pra quê bater?
É duro assumir, mas o zagueiro Materazzi, para mim um dos jogadores mais desleais da atualidade, foi muito bem na vitória da Inter sobre o Ajax. O Corriere dela Sera, aliás, o escolheu como melhor em campo (nota 8!). De fato, Materazzi mostrou que, se não fosse tão mau caráter, seria um baita jogador.



Escrito por Gian Oddi às 12h12
[   ] [ envie esta mensagem ]




Maioria azzurra

Foi só 1 x 0, mas podia ter sido mais. Adriano, que vinha jogando bem, chutou um pênalti para fora e, depois disso, com a confiança abalada, caiu de rendimento. O ótimo sérvio Stankovic (se cuida na Copa, Argentina!) fez um golaço, e a Inter, que havia empatado por 2 x 2 na Holanda, eliminou o Ajax da Liga dos Campeões e garantiu vaga nas quartas-de-final.

Está confirmada, assim, a supremacia italiana nesta Liga. Restam três italianos, dois espanhóis, um inglês, um francês e um português. Se por acaso Juventus, Inter e Milan conseguirem avançar, a Itália igualará o feito de 2003, quando colocou os mesmos três times entre os semifinalistas (o outro foi o Real Madrid). As quartas-de-final deste ano:

Terça, 28 de março
Arsenal x Juventus
Benfica x Barcelona

Quarta, 29 de março
Lyon x Milan
Internazionale x Villarreal

Terça, 4 de abril
Milan x Lyon
Villarreal x Internazionale

Quarta, 5 de abril
Juventus x Arsenal
Barcelona x Benfica



Escrito por Gian Oddi às 19h31
[   ] [ envie esta mensagem ]




Torcida rachada

Enquantos os Ultràs, torcedores organizados da Inter, se manifestam contra a volta de Ronaldo, um outro grupo de interistas exibiu uma faixa de 10 metros com a seguinte frase, no CT de clube, ontem:

"Não é preciso perdão. As emoções que você nos deu já bastam. Temos o Imperador, mas Ronaldo + Adriano = 2 fenômenos"

Daqui a pouco, a torcida esquece Ronaldo pra pensar só no jogo contra o Ajax, no San Siro, pela Liga dos Campeões. A provável escalação da Inter: Toldo, Zanetti, Materazzi, Samuel e Wome; Cambiasso, Veron, Stankovic e Figo; Recoba (Martins) e Adriano. Para passar às quartas, a Inter pode até empatar, contanto que por 0 x 0 ou 1 x 1.   



Escrito por Gian Oddi às 11h59
[   ] [ envie esta mensagem ]




Só dá Emerson!

Esta semana, de fechamento na Placar, começou corrida. Então fiquei devendo os melhores da rodada do final de semana e só agora consigo postá-los aqui.

É impressionante, mas Emerson foi eleito pela quarta vez seguida o melhor jogador em campo num jogo da Juventus. Na verdade, nem sei se a série não é maior: desde que comecei o blog, só deu ele. Os jornais italianos o escolheram como o melhor nos jogos contra Lecce, Sampdoria, Werder Bremen (pela Liga dos Campeões) e, agora, Milan.

Bom, voltando ao final de semana:

Inter 1 x 0 Sampdoria - Adriano, nota 7 - A Gazzetta dello Sport elogia o gol que quebrou o jejum do brasileiro e diz que "falta pouco" para o verdadeiro Adriano.

Ascoli 3 x 2 Roma - Foggia, nota 7,5 - O habilidoso meia do Ascoli foi o melhor tanto segundo o Corriere della Sera como de acordo com a Gazzetta. Na Roma, o destaque foi para o hondurenho Alvarez, que entrou no segundo tempo.

Juventus 0 x 0 Milan - Emerson, nota 7,5 - "É ele e o resto. Pela determinação, regularidade e sabedoria tática, está ao menos um degrau acima dos companheiros e adversários", diz a Gazzetta. O Corriere destaca o goleiro Buffon. No Milan, os dois jornais elegem Nesta como melhor em campo (6,5).



Escrito por Gian Oddi às 22h04
[   ] [ envie esta mensagem ]




Sai dessa, Ronaldo!

Trecho da minha última coluna na Placar:

"Quero ver o Ronaldo longe do Real Madrid. Gostaria de vê-lo na Inter, no Milan, no Manchester, no Chelsea, na Juventus ou até no Barcelona. Quero vê-lo ainda num grande time europeu; não no Japão, entregando os pontos para quem diz (de novo) que ele acabou. Quero vê-lo sem privilégios, mas também sem marcação especial. Vou confessar: quero mesmo é ver o Real eliminado de uma Liga dos Campeões com uma derrota por 1 x 0, golzinho de Ronaldo. Um sentimento mesquinho de vingança, eu assumo."

Para ler a coluna inteira no site da Placar, clique aqui.



Escrito por Gian Oddi às 14h50
[   ] [ envie esta mensagem ]




'Decisão' sonolenta

Foi um jogo fraco, um típico 0 x 0, e atípico. Mesmo atuando em Turim, escorada nos 10 pontos de vantagem que tem na liderança do Italiano, a Juventus não fez questão de vencer o Milan. Jogou por jogar. Os visitantes até tentaram e foram um pouco (pouco mesmo) melhor no primeiro tempo. Com a expulsão de Gattuso, aos 25 do segundo tempo, o juizão já podia acabar a partida. Tava todo mundo feliz.

Dida (dessa vez) não comprometeu, Kaká (dessa vez) não resolveu, Serginho até tentou. E Emerson, pra variar, foi bem.

Com a vantagem da Juve mantida, a imprensa italiana pode continuar dando total prioridade aos jogos da Liga dos Campeões da Europa. Com três italianos ainda na briga pelo título europeu, os jornais de lá já vem fazendo isso há algum tempo...



Escrito por Gian Oddi às 21h18
[   ] [ envie esta mensagem ]




...e agora, cai a invicta

Até que demorou, mas a Roma começa a sentir pra valer a falta de Totti. Depois de interromper a série de 11 vitórias seguidas no último fim de semana, ao empatar com a Inter, e perder por 1 x 0 para o Middlesbrough no meio de semana, pela Copa da Uefa, agora os romanos viram cair sua invencibilidade de três meses no Italiano: perderam por 3 x 2 para o Ascoli, fora de casa.

A última derrota da Roma no Italiano tinha sido no dia 11 de dezembro, 2 x 1 para o Palermo.

Sem Totti e com um Mancini jogando menos que o habitual, faltou criatividade para os visitantes, que no intervalo perdiam por 3 x 0. A falta de um atacante (Montella é outro machucado) também pesou. Taddei foi, de novo, improvisado no setor. Até fez o seu, chegando a nove gols na temporada, seu recorde pessoal na Itália (em 2003-04, havia feito oito jogando pelo Siena).

Apesar disso, o brasileiro, que marcou 30 gols em 232 jogos na sua carreira (no Italiano, foram 17 em 76 partidas), certamente não é a solução da Roma para a posição. Como sabemos, porém, Taddei é visto na Itália com olhos bem diferentes dos que usamos por aqui.

Abaixo, os resultados do domingo, que, além do de Taddei, teve outros dois gols brasileiros. Fabio Simplício fez um, de pênalti, para o Parma; e o aqui desconhecido Babu marcou o do Lecce (seu primeiro neste Italiano).

Ascoli 3 x 2 Roma
Empoli 2 x 1 Chievo
Lazio 3 x 1 Reggina
Messina 2 x 1 Lecce
Palermo 2 x 0 Udinese
Parma 2 x 1 Livorno
Juventus x Milan (às 16h30)

Cagliari x Fiorentina foi adiado por causa de fortes ventos. Apesar de não ter jogado, graças à derrota da Roma, a Fiorentina segue no quarto lugar, com um ponto a mais (e agora um jogo a menos) do que o time da capital.



Escrito por Gian Oddi às 13h51
[   ] [ envie esta mensagem ]


[ ver mensagens anteriores ]


 


Histórico
  28/10/2007 a 03/11/2007
  30/09/2007 a 06/10/2007
  23/09/2007 a 29/09/2007
  16/09/2007 a 22/09/2007
  09/09/2007 a 15/09/2007
  02/09/2007 a 08/09/2007
  26/08/2007 a 01/09/2007
  19/08/2007 a 25/08/2007
  12/08/2007 a 18/08/2007
  05/08/2007 a 11/08/2007
  01/07/2007 a 07/07/2007
  24/06/2007 a 30/06/2007
  17/06/2007 a 23/06/2007
  10/06/2007 a 16/06/2007
  03/06/2007 a 09/06/2007
  27/05/2007 a 02/06/2007
  20/05/2007 a 26/05/2007
  13/05/2007 a 19/05/2007
  06/05/2007 a 12/05/2007
  29/04/2007 a 05/05/2007
  22/04/2007 a 28/04/2007
  15/04/2007 a 21/04/2007
  08/04/2007 a 14/04/2007
  01/04/2007 a 07/04/2007
  25/03/2007 a 31/03/2007
  18/03/2007 a 24/03/2007
  11/03/2007 a 17/03/2007
  04/03/2007 a 10/03/2007
  25/02/2007 a 03/03/2007
  18/02/2007 a 24/02/2007
  11/02/2007 a 17/02/2007
  04/02/2007 a 10/02/2007
  28/01/2007 a 03/02/2007
  21/01/2007 a 27/01/2007
  26/11/2006 a 02/12/2006
  19/11/2006 a 25/11/2006
  12/11/2006 a 18/11/2006
  05/11/2006 a 11/11/2006
  29/10/2006 a 04/11/2006
  22/10/2006 a 28/10/2006
  15/10/2006 a 21/10/2006
  08/10/2006 a 14/10/2006
  01/10/2006 a 07/10/2006
  03/09/2006 a 09/09/2006
  27/08/2006 a 02/09/2006
  20/08/2006 a 26/08/2006
  13/08/2006 a 19/08/2006
  06/08/2006 a 12/08/2006
  23/07/2006 a 29/07/2006
  16/07/2006 a 22/07/2006
  09/07/2006 a 15/07/2006
  02/07/2006 a 08/07/2006
  25/06/2006 a 01/07/2006
  11/06/2006 a 17/06/2006
  04/06/2006 a 10/06/2006
  28/05/2006 a 03/06/2006
  21/05/2006 a 27/05/2006
  14/05/2006 a 20/05/2006
  07/05/2006 a 13/05/2006
  30/04/2006 a 06/05/2006
  23/04/2006 a 29/04/2006
  16/04/2006 a 22/04/2006
  09/04/2006 a 15/04/2006
  02/04/2006 a 08/04/2006
  26/03/2006 a 01/04/2006
  19/03/2006 a 25/03/2006
  12/03/2006 a 18/03/2006
  05/03/2006 a 11/03/2006
  26/02/2006 a 04/03/2006


Outros sites
  Campeonato Italiano - resultados, classificação, artilheiros e estatísticas

  Tuttosport
  Corriere dello Sport
  La Gazzetta dello Sport
  Corriere della Sera
  Revista Placar
  Federação Italiana
  Liga Italiana
  Na TV (do site Trivela)
  Uefa.com

  Ascoli
  Atalanta
  Bologna
  Cagliari
  Catania
  Chievo
  Empoli
  Fiorentina
  Genoa
  Internazionale
  Juventus
  Lazio
  Livorno
  Messina
  Milan
  Napoli
  Palermo
  Parma
  Reggina
  Roma
  Sampdoria
  Siena
  Torino
  Udinese

  Buela de Capotón
  Thank God for Football
  Carta-bomba
  Blig do Repórter
  Blog de Bola
  Lédio Carmona
Votação
  Dê uma nota para meu blog