SÍNDROME DE CAPELLO

E o Real anunciou a contratação de dois jogadores do Real: Cannavaro e Emerson. Na minha opinião, os dois jogadores da Juve que mais serviam ao time espanhol. Zambrotta seria o terceiro, mas está praticamente acertado com o rival Barcelona (assim como Thuram). De qualquer forma, já se nota o dedo de Fabio Capello no Real. Nesta temporada, a briga no Espanhol promete ser sensacional.

Aliás, quero a opinião dos leitores. Quem fez o melhor negócio: o Real, ao pagar 20 milhões de euros por Cannavaro e Emerson? Ou o Barça, que pagará, pelo que dizem, 19 milhões por Zambrotta (14) e Thuram (5). Pergunta difícil.

Mais sobre Zidane x Materazzi

Prometi que pararia, mas não parei. Recomendo a coluna do André Rizek, amigo aqui da Placar, sobre as punições impostas pela Fifa: http://placar.abril.com.br/novo/includes/colunas/coluna361727.shtml

E coloco abaixo algumas piadinhas que recebi por email, sobre a fatídica cabeçada e o escândalo italiano.


Zidane cumprimenta Chirac...


Sudário...


Sugestões de uniformes para a Juve na Série B. Maldade...



Escrito por Gian Oddi às 16h03
[   ] [ envie esta mensagem ]




Curtas da Bota

Donadoni apresentado
O novo técnico da Seleção Italiana chegou e, logo em sua apresentação, nesta terça, disse que vai tentar convencer Francesco Totti a não abandonar a Seleção Italiana. Minha opinião? Conseguirá. E Totti joga as Eliminatórias da Euro 2008.

Milan na Copa da Uefa
A Uefa recusou o pedido de licença do Empoli para participar da competição. Dessa forma, apesar dos 44 pontos perdidos no último campeonato, a vaga deve mesmo ficar com o Milan. Pois o clube, mesmo punido, ficou em oitavo lugar no último Italiano!

Título mais perto da Inter
A Uefa também se manifestou sobre o scudetto da temporada passada: para a entidade, o título deve ser creditado à Internazionale. Pode até ser justo. Mas, cá entre nós, que jeitinho mais broxante de sair da fila, né?

E na Liga dos Campeões
A Inter será cabeça-de-chave. Mas, com a eliminação de Milan e Juventus da competição, será a única equipe italiana nessa condição. A Roma, no sorteio, estará no bloco de segunda força. Palermo e Chievo, se conseguirem a classificação nas preliminares, nem isso.

Correndo atrás
A Juventus vai começar a Série B com –30 pontos. O que isso quer dizer? Fiz umas contas me baseando nos números da competição do ano passado: se tivermos os clubes subindo e caindo com a mesma pontuação deste ano, o time de Turim terá que fazer 77 dos 126 pontos que disputará (em 42 jogos) para se salvar. Já para subir, seriam necessários pelo menos 109 – 86,5% dos pontos. Difícil, mas não impossível. As situações de Fiorentina e Lazio, que começam respectivamente com –12 e –7 pontos, são ainda menos complicadas.



Escrito por Gian Oddi às 21h05
[   ] [ envie esta mensagem ]




Plim-plim

Pra dar um descanso no assunto escândalo, um intervalo: eu já tinha guardado esse vídeo pra colocar aqui havia algum tempo. Mas tinha esquecido. E o leitor Paulo Frias me lembrou de fazê-lo em um comentário.

Trata-se de uma campanha beneficente a favor dos idosos, que vários jogadores da então possível Seleção Italiana que jogaria a Copa do Mundo gravaram bem antes do Mundial. Eles cantam a música "Azzurro", de Adriano Celentano. E se divertem.

Dá pra contar o número de jogadores que aparecem no clipe, mas que no final das contas não foram à Copa... E dá pra ver que Cassano até que não tinha um clima assim tão ruim com os colegas: é ele o principal alvo das brincadeiras – tipicamente azzurras, aliás.



Escrito por Gian Oddi às 20h55
[   ] [ envie esta mensagem ]




O assédio dos urubus

Definidos os time rebaixados na Itália, os urubus de plantão que já olhavam com apetite para os elencos dos times na iminência de serem punidos, começam a agir pra valer. Cannavaro, ao que parece, está bem perto do Real. E a Juventus, aliás, é o foco principal dos times com uma graninha pra gastar.

Del Piero e Nedved querem ficar; são bandeiras dos torcedores da Juve. Em compensação, devem sair do elenco Buffon, Cannavaro, Thuram, Zambrotta, Camoranesi, Vieira, Emerson, Ibrahimovic e Trezeguet. Uma verdadeira seleção.

O Milan sonha com Buffon, a Inter quer Vieira, e Thuram já disse que não joga a Série B. Mas o principal comprador em potencial, claro, é o Real Madrid. Agora com Fabio Capello, o clube deve parar de fazer bobagens e contratar jogadores para as posições onde realmente precisa de reforços (leia-se defesa e meio-campo).

Fiz uma brincadeira. Se o Real conseguisse comprar quem quisesse da Juve (a gente sabe que as coisas não são bem assim), poderia jogar a próxima temporada com o seguinte time:

Buffon, Cicinho, Cannavaro, Thuram e Zambrotta; Emerson, Vieira, Beckham e Raúl (eles não abrem mão); Ronaldo (aquele em forma) e Robinho.

Ainda tem o Cassano, que com o Capello joga muita bola, e o Nistelrooy chegando... se esse improvável time - mesmo velhinho - entrasse em campo, sinceramente, eu não apostaria um centavo no Barcelona.

E as respostas aos leitores:

1. Edivan, não acredito que Kaká deixe o Milan. Até porque o contrato, renovado recentemente até 2011, dizia que ele só estaria liberado se o Milan fosse rebaixado. Isso não aconteceu: portanto, na prática, o Kaká só sai se o Milan deixar (ele mesmo disse isso hoje) – o que eu não acho que vá acontecer.

2. Ale, o Pessotto melhorou. Não corre mais risco de vida (ou morte, como queiram). Está respirando sem a ajuda de aparelhos e voltou a falar. Mas não se lembra de nada do que aconteceu no dia 27 de junho, quando se jogou do telhado da sede da Juventus. É o que diz a Gazzetta dello Sport.



Escrito por Gian Oddi às 19h51
[   ] [ envie esta mensagem ]




E a Série B virou outra A

Curiosidade: se a decisão da CAF for mantida, os times da Série B terão, juntos, mais títulos do que os da Série A durante a temporada 2006-07 do Campeonato Italiano. A Juventus, claro, é a principal responsável, apesar dos dois título cassados. Confira,:

TIMES DA SÉRIE A (42 scudetti)
Ascoli, Atalanta, Cagliari (1), Catania, Chievo, Empoli, Inter (13), Lecce, Livorno, Messina, Milan (17), Palermo, Parma, Reggina, Roma (3), Sampdoria (1), Siena, Torino (7), Treviso e Udinese

TIMES DA SÉRIE B (50 scudetti)
Albinoleffe, Arezzo, Bari, Bologna (7), Brescia, Cesena, Crotone, Fiorentina (2), Frosinone, Genoa (9), Juventus (27), Lazio (2), Mantova, Modena, Napoli (2), Pescara, Piacenza, Rimini, Spezia, Triestina, Verona (1) e Vicenza

Ps: vale lembrar que a Série B tem dois times a mais do que a Série A. Ainda assim...



Escrito por Gian Oddi às 12h58
[   ] [ envie esta mensagem ]




E quem se deu bem?

INTER

Fica com uma das vagas diretas para a fase principal da Liga dos Campeões. E vai lutar para herdar o ex-scudetto da Juve (o de 2005-06, porque o de 2004-05 já está definido: ficará sem dono).

 

ROMA

Também garantiu lugar direto na fase principal da Liga.

 

CHIEVO E PALERMO

Quem diria, vão disputar a fase preliminar da Liga dos Campeões.

 

LIVORNO, PARMA E EMPOLI

Ficam com as vagas para a Copa da Uefa. Mas o Empoli, que não tem estádio com a capacidade mínima exigida pela Uefa, ainda fará um pedido especial para a entidade. O mais curioso é que o clube poderia ter garantido esse direito bem antes de toda a confusão: bastava ter indicado o estádio onde jogaria a competição (em Florença, por exemplo) caso se classificasse e ter pago uma taxa de 500 euros à Uefa. A verdade, porém, é que ninguém em Empoli parecia achar que o time pudesse chegar em alguma copa européia.... pelo jeito, preferiram economizar 500 euros!

 

TREVISO, LECCE E MESSINA

Foram os times rebaixados no último Italiano. Mas agora, como Juventus, Lazio e Fiorentina caíram, os três continuam na Série A. Ah, sim: Torino, Catania e Atalanta sobem normalmente, como já havia definido a disputa (no campo) da última Série B.

 

E OS RECURSOS?

Juve, Milan, Lazio e Fiorentina vão recorrer, claro. Pra simplificar e não ficar caindo em aborrecidas explicações jurídicas, digo que a decisão final sairá até (e provavelmente no) o dia 25 de julho; esta será a decisão da Corte Federal (que pode diminuir, manter ou até aumentar as punições), que valerá como definitiva para a Uefa, já que o prazo final para as incrições nas copas européias é justamente dia 25. Depois disso, os clubes só poderiam recorrer a tribunais internacionais. Mas vamos esperar que isso não aconteça, porque aí a confusão não vai ter fim...



Escrito por Gian Oddi às 23h05
[   ] [ envie esta mensagem ]




Depois da bonança (o tetra), eis a tempestade

Quatro dias na praia, longe de tudo, e estou de volta. Chego em casa e corro para ver o que a CAF (Comissão de Apelo Federal) da Itália reservara para Juventus, Milan, Fiorentina e Lazio. As penas, confesso, foram mais severas do que eu esperava; embora em momento algum eu tenha acreditado em anistia (se fosse por aqui, aí sim...).

 

Punições justas? Parto do princípio que sim, até porque o presidente da CAF, Cesare Ruperto, 81 anos, é uma pessoa séria. Seria leviano dar uma opinião sobre quais deveriam ser as punições não tendo acesso às provas sobre o escândalo como teve a Comissão - e, repito, a tal comissão que julgou os clubes não é o STJD, porque nesse caso até que minha opinião teria seu valor.

 

Ainda que tarde, deixo o registro das punições aos clubes. Ignoro, porém, as penas para os dirigentes. Eles que as cumpram; ninguém aqui quer saber deles, certo? Vamos lá:

 

JUVENTUS

Perderá os títulos de 2004-05 e de 2005-06. Está rebaixada para a Série B e começará este campeonato com -30 pontos. Fora da Liga dos Campeões, óbvio.

 

MILAN

Continua na Série A, mas começa o próximo campeonato com -15 pontos. Como perdeu 44 do campeonato passado, também não vai jogar a Liga - embora tenha chance de disputar a Uefa porque o estádio do Empoli não tem, em princípio, condições de receber uma partida de competição continental. E mesmo perdendo 44 pontos o Milan ficou em oitavo, vejam só...

 

FIORENTINA

Está rebaixada para a Série B e começará o próximo campeonato com -12 pontos. Também não poderá jogar as competições européias.

 

LAZIO

A exemplo da Fiorentina, cai para a Série B. Começará a competição com -7 pontos.



Escrito por Gian Oddi às 23h05
[   ] [ envie esta mensagem ]


[ ver mensagens anteriores ]


 


Histórico
  28/10/2007 a 03/11/2007
  30/09/2007 a 06/10/2007
  23/09/2007 a 29/09/2007
  16/09/2007 a 22/09/2007
  09/09/2007 a 15/09/2007
  02/09/2007 a 08/09/2007
  26/08/2007 a 01/09/2007
  19/08/2007 a 25/08/2007
  12/08/2007 a 18/08/2007
  05/08/2007 a 11/08/2007
  01/07/2007 a 07/07/2007
  24/06/2007 a 30/06/2007
  17/06/2007 a 23/06/2007
  10/06/2007 a 16/06/2007
  03/06/2007 a 09/06/2007
  27/05/2007 a 02/06/2007
  20/05/2007 a 26/05/2007
  13/05/2007 a 19/05/2007
  06/05/2007 a 12/05/2007
  29/04/2007 a 05/05/2007
  22/04/2007 a 28/04/2007
  15/04/2007 a 21/04/2007
  08/04/2007 a 14/04/2007
  01/04/2007 a 07/04/2007
  25/03/2007 a 31/03/2007
  18/03/2007 a 24/03/2007
  11/03/2007 a 17/03/2007
  04/03/2007 a 10/03/2007
  25/02/2007 a 03/03/2007
  18/02/2007 a 24/02/2007
  11/02/2007 a 17/02/2007
  04/02/2007 a 10/02/2007
  28/01/2007 a 03/02/2007
  21/01/2007 a 27/01/2007
  26/11/2006 a 02/12/2006
  19/11/2006 a 25/11/2006
  12/11/2006 a 18/11/2006
  05/11/2006 a 11/11/2006
  29/10/2006 a 04/11/2006
  22/10/2006 a 28/10/2006
  15/10/2006 a 21/10/2006
  08/10/2006 a 14/10/2006
  01/10/2006 a 07/10/2006
  03/09/2006 a 09/09/2006
  27/08/2006 a 02/09/2006
  20/08/2006 a 26/08/2006
  13/08/2006 a 19/08/2006
  06/08/2006 a 12/08/2006
  23/07/2006 a 29/07/2006
  16/07/2006 a 22/07/2006
  09/07/2006 a 15/07/2006
  02/07/2006 a 08/07/2006
  25/06/2006 a 01/07/2006
  11/06/2006 a 17/06/2006
  04/06/2006 a 10/06/2006
  28/05/2006 a 03/06/2006
  21/05/2006 a 27/05/2006
  14/05/2006 a 20/05/2006
  07/05/2006 a 13/05/2006
  30/04/2006 a 06/05/2006
  23/04/2006 a 29/04/2006
  16/04/2006 a 22/04/2006
  09/04/2006 a 15/04/2006
  02/04/2006 a 08/04/2006
  26/03/2006 a 01/04/2006
  19/03/2006 a 25/03/2006
  12/03/2006 a 18/03/2006
  05/03/2006 a 11/03/2006
  26/02/2006 a 04/03/2006


Outros sites
  Campeonato Italiano - resultados, classificação, artilheiros e estatísticas

  Tuttosport
  Corriere dello Sport
  La Gazzetta dello Sport
  Corriere della Sera
  Revista Placar
  Federação Italiana
  Liga Italiana
  Na TV (do site Trivela)
  Uefa.com

  Ascoli
  Atalanta
  Bologna
  Cagliari
  Catania
  Chievo
  Empoli
  Fiorentina
  Genoa
  Internazionale
  Juventus
  Lazio
  Livorno
  Messina
  Milan
  Napoli
  Palermo
  Parma
  Reggina
  Roma
  Sampdoria
  Siena
  Torino
  Udinese

  Buela de Capotón
  Thank God for Football
  Carta-bomba
  Blig do Repórter
  Blog de Bola
  Lédio Carmona
Votação
  Dê uma nota para meu blog