CANNAVARO É BOLA DE OURO


Ainda não é oficial, mas é como se fosse. Caso contrário o AS não teria dado a capa acima na sua edição de hoje.

Se é justa ou não a premiação da France Football? Para mim, a Copa do Mundo tem que ter peso 5 pra se escolher o melhor do ano. Liga dos Campeões peso 3, campeonatos nacionais grandes peso 2 e os nacionais menores peso 1.

E Cannavaro foi com certa folga o melhor jogador da Copa do Mundo (aliás, aqui na Placar, o elegemos como Bola de Ouro do torneio). Teve uma atuação impecável, em todos os jogos. E também tinha ido bem no Italiano com a Juventus.

Então acho que o prêmio estará em boas mãos. Até porque ele dificilmente ganhará o troféu de melhor do mundo da Fifa.



Escrito por Gian Oddi às 12h39
[   ] [ envie esta mensagem ]




JOGAR PRA QUÊ?

E o que dizer do empate por 1 x 1 entre Itália x Turquia? Nada. O jogo não indica nada, não revela coisa alguma, serve pouco como preparação. Sinceramente, com os jogadores reclamando a três por quatro do calendário apertado e do cansaço, com a seleção italiana cheia de desfalques e sem poder entrosar o time que joga nas eliminatórias da Euro, esse tipo de amistoso serve para pouco. Muito pouco.

Tudo bem, Donadoni disse que "gostou dos estreantes". Mas será que testar Brocchi, Aquilani e Bonazzoli vale toda essa mobilização? Um jogo nessas condições, pelo menos para os jogadores consagrados, deixa a impressão de que servir à seleção é uma tortura quando deveria ser motivo de orgulho. E casos como o de Totti podem passar a ser mais comuns.

Sempre machucado, o zagueiro Nesta já deu a entender que pode ser o próximo a dizer arrivederci pra Azzurra. Uma pena.

O time que jogou ontem, no 4-1-4-1:
Buffon (1' st Amelia); Oddo (1' st Zaccardo), Cannavaro (1' st Barzagli), Materazzi e Zambrotta (26' st Pasqual); De Rossi (26' st Palombo); Camoranesi (14' st Barone), Brocchi (14' st Rocchi), Mauri (1' st Aquilani) e Di Natale; Gilardino (1' st Bonazzoli).

PS: Não temos notas dos jornais italianos porque, pra variar, os jornalistas estavam em greve ontem. E no ano que vem, por curiosidade, vou somar o total de dias de greve dos jornalistas italianos...



Escrito por Gian Oddi às 10h12
[   ] [ envie esta mensagem ]




O ROQUE ITALIANO

Esqueci de colocar aqui os trechos da entrevista que fiz com Roque Júnior no mês passado. Apesar de jogar na Alemanha, ele ainda cita o Milan — e principalmente Paolo Maldini — para dar exemplos. Alguns trechos em que ele fala do futebol da Itália estão abaixo. Quem quiser ler a entrevista completa, no site da Placar, é só clicar aqui.

Você tem algum rancor da mídia brasileira? Acha que quem te criticava na seleção não via seus jogos na Europa?
Crítica é o cara falar se você está bem ou não no jogo. Mas aqui no Brasil as pessoas passam disso. Elas têm que saber só se você está bem ou mal. Eu não fui mal no Milan e nem na Alemanha, quando joguei. Para dizer alguma coisa, a pessoa tem que saber de futebol e não pode passar do limite de dizer "está bem" ou "está mal". Algumas coisas ultrapassaram isso. Aqui no Brasil se vai além. Por exemplo: você não pode nunca dizer "esse cara não pode jogar na seleção"! Se você está lá é por mérito, pô! Lá fora as pessoas não falam isso.

O Cannavaro ganhou a Bola de Ouro da Placar como melhor da Copa. A Fifa escolheu o Zidane. Zagueiro não tem mesmo vez nessas votações?
É difícil dizer quem foi o melhor. O Zidane, até pela França não ter jogado tão bem, foi muito bem. O Cannavaro ajudou muito a Itália a ser campeã. Mas não gosto dessa coisa de eleger o melhor. A Itália não ganhou só por causa do Cannavaro. Para uma equipe ser campeã não depende só dos 11, mas dos 23. Eu nunca gostei de falar "aquele cara foi o melhor".

Ainda na Copa, você não acha que exageraram nessa história de fair play? Era um tal de carinha caindo no chão pra parar o jogo...
Depende muito da honestidade do jogador. Na Europa você não tem isso: se tocou, tocou; mas se não tocou, o cara não cai. Porque daí vem todo mundo em cima reclamar. Na Itália, uma vez o juiz deu tiro de meta pra gente e o Maldini foi avisar que era escanteio, porque a bola tinha tocado nele. Lá isso acontece! Há sete anos meu pensamento era outro, por jogar aqui. Vai jogar contra os argentinos, os uruguaios... é fogo! Mas aí você vai na Europa e vê que o futebol é muito competitivo, mas é dessa forma. Isso é bom.

Qual a sua opinião sobre o episódio Materazzi x Zidane? Você acha que ele foi sujo? Ou provocação faz parte do jogo?
Eu acho que às vezes você xinga, e da outra parte o cara tem que ter cabeça fria. O Zidane podia ter xingado o Materazzi, mas se você parte para a agressão...

Hoje você acha melhor não ter ido à Copa? Sentiu-se aliviado por não ter piorado sua imagem, como aconteceu com o Cafu e o Roberto Carlos?
Eu não fui, fiquei chateado por não ter ido, mas vai fazer o quê? Só discordo de você que eles são vistos de uma maneira diferente. A Copa não pode mudar a forma de a gente olhar pra um Cafu ou um Roberto Carlos.

Não pode mesmo, mas eles não passaram a ser tratados com ironia, não?
É. Mas por quem é feita essa ironia? Aqui no Brasil é assim. Um exemplo: o gol que eliminou a Itália [da Copa] em 2002 foi em cima do Maldini. Vai na Itália e fala do Paolo Maldini! Aliás, está na Placar: o Grosso falou que o melhor lateral do mundo é o Maldini! A mídia o respeita. Aquilo [o erro] a Itália nem lembra. Lembra tudo o que o Maldini fez. Se é no Brasil que acontece uma eliminação em cima de um jogador, como falam do Roberto Carlos... O Brasil não perdeu naquele lance. Perdeu por uma série de coisas.



Escrito por Gian Oddi às 17h54
[   ] [ envie esta mensagem ]




NOVIDADE VELHA

Muitos machucados (Del Piero, Toni, Perrota, Gattuso, Di Michele), outros fora de forma (Pirlo, Nesta e Inzaghi) e alguns fora por opção própria (Totti). Nesse cenário, Donadoni escolheu os 20 convocados para o amistoso contra a Turquia, dia 15, em Bérgamo.

 

Chamou duas novidades, mas só uma nova: Aquilani, meio-campista da Roma. A outra novidade, por mais estranho que pareça, é velha: o volante Brocchi, de 30 anos, mas que apenas nas últimas semanas caiu nas graças da imprensa italiana e, não injustamente, da torcida milanista.

 

Nada contra Brocchi. Pelo contrário: gosto do seu "jeitão Gattuso". Mas convocá-lo aos 30 anos de idade não é exatamente “olhar pra frente”. Fosse para jogar as eliminatórias da Euro, por falta de opção, seria compreensível chamá-lo. Mas, para um amistoso, que se testassem novos nomes.

 

Com as ausências de Del Piero, Toni e Di Michele (e Cassano fazendo suas burradas de sempre), Gilardino volta a ter uma chance. Ah se o Amauri já tivesse conseguido o passaporte italiano...

 

A lista completa:

 

Goleiros
Buffon (Juventus) e Amelia (Livorno)

Defensores
Cannavaro (Real Madrid), Barzagli (Palermo), Zaccardo (Palermo), Zambrotta (Barcelona), Oddo (Lazio), Materazzi (Inter) e Pasqual (Fiorentina)

Meio-campistas
Camoranesi (Juventus), De Rossi (Roma), Mauri (Lazio), Aquilani (Roma), Brocchi (Milan), Palombo (Sampdoria) e Barone (Torino)

Atacantes
Bonazzoli (Sampdoria), Di Natale (Udinese), Gilardino (Milan) e Rocchi (Lazio)

* Post atualizado na segunda, 16h05. (...e obrigado pela correção sobre o Mauri)



Escrito por Gian Oddi às 00h08
[   ] [ envie esta mensagem ]




SÓ SOBRE ATACANTES

Julio Cruz entrou aos 19 do segundo tempo no lugar de Crespo e, de novo, salvou a Inter na vitória (injusta até) por 2 x 1 sobre o Parma, com um gol aos 47 do segundo tempo. Adriano deveria apressar esse retorno aos campos. Seu espaço está ficando a cada dia menor...

 

Del Piero, em grande fase na Juventus, só deve voltar a jogar futebol em um mês por causa de um estiramento na perna esquerda. Por precaução, talvez só volte em 2007. O que não deve ser suficiente pra complicar a vida da Juve na Série B. E o jovem búlgaro Bojinov irá ganhar novas chances. 

 

Baque maior deve sentir o Palermo, se a lesão de Di Michele for grave. Ele deixou o campo machucado na vitória por 3 x 0 sobre o Torino. Mesmo lesionado, aliás, conseguiu dar o bom passe para o gol de Amauri – e já tinha marcado um gol. Para mim, é o melhor jogador do time siciliano.

 

Quem diria: Riganò, do Messina, é o artilheiro da Série A com 8 gols. Quando fazia gols a rodo pela Fiorentina na Série B diziam que ele não teria desempenho tão bom na A. De fato, fez 9 gols em 51 jogos nas temporadas seguintes, por Fiorentina e Empoli, na Série A. Agora, em apenas 10 jogos já marcou quase isso. Terá gás para manter o ritmo?

 

Mas, verdade seja dita, a Fiorentina não sente sua falta. Tem Toni, tem Mutu e, talvez seja cedo para dizer isso, mas tem Pazzini. Ele substituiu o contundido Toni, fez dois gols e foi o melhor do time na vitória por 3 x 1 sobre a Atalanta. Na Itália, já há algum tempo, há quem aposte nele para a Azzurra de 2010.



Escrito por Gian Oddi às 23h52
[   ] [ envie esta mensagem ]




NOTAS DA GAZZETTA

Como estou na ativa, acrescentei entre parênteses, nos posts de ontem, aí embaixo, as notas da Gazzetta Dello Sport para Milan 1 x 2 Roma. Em geral, estão de acordo com as minhas notas. Quer dizer: eu fui um pouco mais bem-humorado humorado com o Milan. Eles, com a Roma. Mas proporcionalmente as notas estão parecidas. Podem conferir.



Escrito por Gian Oddi às 19h17
[   ] [ envie esta mensagem ]




SERÁ?

Está no UOL:

Berlusconi diz que Schevchenko gostaria de voltar ao Milan

Desde que o ucraniano Andriy Shevchenko deixou o Milan, as vidas do atleta e do clube se complicaram. Enquanto o Milan está sofrendo para marcar gols, já que não encontrou um substituto à sua altura, o atacante tem problemas no Chelsea, onde marcou só 3 gols em 12 jogos.

Neste cen
ário, o proprietário do Milan, Silvio Berlusconi, afirmou que o atacante, que deixou o Milan na última intertemporada, gostaria de regressar à equipe italiana.

"Ele me ligou, o que me agradou muito, e as pessoas que estavam ao meu redor come
çaram a cantar uma música de 'volta Sheva'", afirmou o empresário italiano. E o que Shevchenko respondeu? "Ele disse que gostaria muito disso", disse Berlusconi.



Escrito por Gian Oddi às 14h54
[   ] [ envie esta mensagem ]


[ ver mensagens anteriores ]


 


Histórico
  28/10/2007 a 03/11/2007
  30/09/2007 a 06/10/2007
  23/09/2007 a 29/09/2007
  16/09/2007 a 22/09/2007
  09/09/2007 a 15/09/2007
  02/09/2007 a 08/09/2007
  26/08/2007 a 01/09/2007
  19/08/2007 a 25/08/2007
  12/08/2007 a 18/08/2007
  05/08/2007 a 11/08/2007
  01/07/2007 a 07/07/2007
  24/06/2007 a 30/06/2007
  17/06/2007 a 23/06/2007
  10/06/2007 a 16/06/2007
  03/06/2007 a 09/06/2007
  27/05/2007 a 02/06/2007
  20/05/2007 a 26/05/2007
  13/05/2007 a 19/05/2007
  06/05/2007 a 12/05/2007
  29/04/2007 a 05/05/2007
  22/04/2007 a 28/04/2007
  15/04/2007 a 21/04/2007
  08/04/2007 a 14/04/2007
  01/04/2007 a 07/04/2007
  25/03/2007 a 31/03/2007
  18/03/2007 a 24/03/2007
  11/03/2007 a 17/03/2007
  04/03/2007 a 10/03/2007
  25/02/2007 a 03/03/2007
  18/02/2007 a 24/02/2007
  11/02/2007 a 17/02/2007
  04/02/2007 a 10/02/2007
  28/01/2007 a 03/02/2007
  21/01/2007 a 27/01/2007
  26/11/2006 a 02/12/2006
  19/11/2006 a 25/11/2006
  12/11/2006 a 18/11/2006
  05/11/2006 a 11/11/2006
  29/10/2006 a 04/11/2006
  22/10/2006 a 28/10/2006
  15/10/2006 a 21/10/2006
  08/10/2006 a 14/10/2006
  01/10/2006 a 07/10/2006
  03/09/2006 a 09/09/2006
  27/08/2006 a 02/09/2006
  20/08/2006 a 26/08/2006
  13/08/2006 a 19/08/2006
  06/08/2006 a 12/08/2006
  23/07/2006 a 29/07/2006
  16/07/2006 a 22/07/2006
  09/07/2006 a 15/07/2006
  02/07/2006 a 08/07/2006
  25/06/2006 a 01/07/2006
  11/06/2006 a 17/06/2006
  04/06/2006 a 10/06/2006
  28/05/2006 a 03/06/2006
  21/05/2006 a 27/05/2006
  14/05/2006 a 20/05/2006
  07/05/2006 a 13/05/2006
  30/04/2006 a 06/05/2006
  23/04/2006 a 29/04/2006
  16/04/2006 a 22/04/2006
  09/04/2006 a 15/04/2006
  02/04/2006 a 08/04/2006
  26/03/2006 a 01/04/2006
  19/03/2006 a 25/03/2006
  12/03/2006 a 18/03/2006
  05/03/2006 a 11/03/2006
  26/02/2006 a 04/03/2006


Outros sites
  Campeonato Italiano - resultados, classificação, artilheiros e estatísticas

  Tuttosport
  Corriere dello Sport
  La Gazzetta dello Sport
  Corriere della Sera
  Revista Placar
  Federação Italiana
  Liga Italiana
  Na TV (do site Trivela)
  Uefa.com

  Ascoli
  Atalanta
  Bologna
  Cagliari
  Catania
  Chievo
  Empoli
  Fiorentina
  Genoa
  Internazionale
  Juventus
  Lazio
  Livorno
  Messina
  Milan
  Napoli
  Palermo
  Parma
  Reggina
  Roma
  Sampdoria
  Siena
  Torino
  Udinese

  Buela de Capotón
  Thank God for Football
  Carta-bomba
  Blig do Repórter
  Blog de Bola
  Lédio Carmona
Votação
  Dê uma nota para meu blog