FENÔMENO DA REDE

Ronaldo chegou, se apresentou com frases interessantes e já marcou um gol, de cabeça, em seu primeiro treino pelo Milan. Tem, assim, boas chances de jogar parte da partida de domingo, contra o Livorno.

E se ainda luta para ser um fenômeno em campo, fora dele não tem precisado fazer muito esforço para aparecer.

Um bom exemplo disso é o site do Milan, que recebeu recorde de visitas em janeiro graças à chegada do Fenômeno: 53 milhões de page-views. Nos dias 30 e 31, decisivos para a contratação, a média de 1 milhão subiu para 4 milhões — sendo 40% dos 200 mil visitantes de fora da Itália.

As melhores frases da apresentação de Ronaldo:

"Eu escolhi o Milan porque seria o maior desafio da minha vida. Tive propostas da Arábia Saudita e dos Estados Unidos. Poderia até ter permanecido em Madri, mas eu quero provar para todo mundo que a minha história ainda não está terminada"

"Eu espero respeito das pessoas que estiveram comigo e não estão mais. Tive uma linda história com a Inter, mas acabou mal. Só fui vendido porque o Héctor Cúper não me queria mais"

"Se o Materazzi disse que os torcedores da Inter têm que ter indiferença por mim, isso não me interessa. Agora estou desse lado e não me interessa o que dizem do outro lado"

"Pode parecer piada, mas nunca tive problemas com o Capello. Ele nunca teve confiança em mim, nunca me disse o porquê e eu também nunca perguntei. Foi uma história curta, feia e triste, mas é assim"



Escrito por Gian Oddi às 18h24
[   ] [ envie esta mensagem ]




A RODADA COMEÇOU POLÊMICA

Acabou há pouco o clássico da Sicília: Catania 1 x 2 Palermo. O primeiro gol dos visitantes foi marcado por Caracciolo, o menino dos olhos do Milan. O segundo, por Di Michele, com um toque de braço que vai dar o que falar na ilha. Também vai dar o que falar a interrupção da partida por causa do gás lacrimogênio que a polícia teve usar contra torcedores que brigavam fora do estádio.

O polêmico jogo foi o primeiro da 22ª rodada, que continua no fim de semana. As demais partidas:

Sábado
Reggina x Messina
Livorno x Cagliari

Domingo
Ascoli x Milan
Empoli x Atalanta
Lazio x Chievo
Parma x Fiorentina
Siena x Torino
Udinese x Sampdoria
Inter x Roma

Esse último jogo, claro, é o destaque. Com transmissão ao vivo na Band:



Escrito por Gian Oddi às 17h38
[   ] [ envie esta mensagem ]




O MILAN E SEUS FIÉIS

O chato empate por 0 x 0 entre Inter e Sampdoria pela Copa da Itália e a previsível classificação dos milaneses para a final contra a Roma não merecem mais do que três linhas aqui.

Merece mais linhas o Milan. Porque Billy Costacurta anunciou sua aposentadoria para o final desta temporada, com 41 anos. E porque Genaro Gattuso renovou seu contrato com o clube até 2011, quando terá 33 anos.

A renovação de Gattuso provavelmente adiará o sonho de Kaká de virar o novo capitão do Milan, o herdeiro de Maldini — que, aliás, numa entrevista concedida à Gazzetta, disse que pretende continuar jogando na próxima temporada já que seu joelho "está bom".

O Milan, não se discute, é um clube de jogadores fiéis. E não à toa Maldini e Costacurta são os atletas de primeira linha há mais tempo num mesmo clube do futebol europeu — desde 1985 e 1988, respectivamente.

Mais tarde falo um pouco mais do Milan. De Ronaldo, claro.

Blogs irmãos

Pra quem gosta do futebol inglês, o Rogério Andrade, editor de arte aqui da Placar, lançou um blog similar a este no endereço http://tgff.zip.net.

E aguardem, para daqui alguns dias, a estréia da "versão espanhola" da série. Com assinatura de Bruno Sassi, outro amigo e colaborador da Placar.

Rogério morou em Londres. Bruno, em Barcelona.



Escrito por Gian Oddi às 12h14
[   ] [ envie esta mensagem ]




NÃO AUMENTO E NEM INVENTO

... mas continuo tentando descobrir o motivo da briga entre Totti e Mancini na Roma.

Não tive sucesso até aqui. Segundo a Gazzetta dello Sport, seriam motivos "ligados a assuntos extremamente pessoais" que teriam causado a discórdia.

Meu lado Nelson Rubens me fez mandar e-mails para colegas jornalistas italianos perguntando quais seriam tais motivos. Mas ninguém soube responder, nem especular nada.

E acho que não é medo deles me contarem, não. Afinal, eu não iria dizer nesse blog, por exemplo, que um dele pegou a mulher do outro, se fosse esse o caso. Ou iria?

Ontem, na ESPN Brasil, o Arnaldo aqui da Placar bem que tentou saciar minha curiosidade. E perguntou para o Taddei, ao vivo. A resposta foi algo na linha "É tudo cascata. É coisa de jogo, que aconteceu uma vez. Mas agora está tudo normal, eles falam e se cumprimentam normalmente."

Como nenhum jornalista italiano me deu uma versão mais picante até aqui, vou acreditar. Mas continuarei tentando descobrir outras versões. Alguém quer arriscar?

Mas, falando de futebol, traduzo e transcrevo aqui parte do email que recebi de um colega italiano:

"O problema foi evidenciado depois de um gol na Copa da Italia, Roma x Parma no dia 10 de janeiro. Mancini tocou para Totti a bola do gol, mas eles não comemoraram juntos. Depois do jogo, soube-se que o problema já existia há algum tempo, mas ainda não tinha sido levado a público.

O que se sabe é que Mancini está negociando há um bom tempo um aumento salarial com a Roma, que não lhe concedeu nada. Portanto, Mancini não está completamente satisfeito na equipe.

O próprio técnico da Roma, Luciano Spalletti, confirmou que já havia acontecido um desentendimento entre Totti e Mancini durante um treinamento e que os dois teriam errado a não resolver o problema rapidamente.

O substancial é que, acima dos problemas pessoais que possam existir, Mancini e Totti continuaram jogando em alto nível. Mas é claro que, na Roma, Totti é muito influente com a diretoria e a torcida. E os jogadores que entram em conflito com ele acabam sendo obrigados a deixar o time.

Sabe-se que a Inter queria Mancini o ano passado. E poderia ceder o chileno Pizarro, definitivamente, em troca do brasileiro."


Isso faz tempo...



Escrito por Gian Oddi às 16h39
[   ] [ envie esta mensagem ]




...E NA COPA A FINAL É SEMPRE A MESMA

No Olímpico, deu Roma sobre o Milan: 3 x 1. Gols de Mancini, Perrotta e Pizarro para a Roma, que ainda teve um pênalti (cometido infantilmente por Cafu sobre Mancini) desperdiçado por Totti — Dida defendeu. Gilardino fez o gol do Milan, o do 1 x 1.

Querem saber? Bom resultado para Ronaldo: para ele, antes de sua estréia, quanto pior estiver o Milan, melhor.

Com o resultado, pelo terceiro ano seguido, a Copa da Itália terá uma final entre Inter e Roma. Líder e vice-líder do Italiano, aliás.

Ou alguém acha que a semifinal entre Inter e Sampdoria, amanhã em Milão, não é mera formalidade depois dos 3 x 0 em Gênova?

E Totti e Mancini, inimigos quase declarados, nos presentearam com mais um abraço burocrático para a câmeras de TV depois do primeiro gol. Eu apostaria que o brasileiro só dura até o final da temporada na equipe...

Aliás, depois do chiliquinho de Mancini ao ser substituído no final de semana, o técnico Luciano Spalletti fez questão de substitui-lo, de novo, no final do jogo. Um pouco pra ver a reação do jogador, e muito pra mostrar quem manda.



Escrito por Gian Oddi às 20h13
[   ] [ envie esta mensagem ]




PRA ALEGRIA GERAL

Pronto. Negócio fechado, Ronaldo no Milan. E já estou prevendo os primeiros comentários de botecos e mesas-redondas quando saírem os golzinhos do Fenômeno no Milan — sim, acredito que eles virão. "O Ronaldo calou a boca do Real Madrid e do Fabio Capello". Já aviso: não concordo.

Mesmo que ele arrebente, acho que o negócio terá sido bom para todo mundo. Por que?

Para Ronaldo
Porque, verdade seja dita, ele não tinha mais saco de jogar no Real, mesmo que diga o contrário. Estava sem estímulo, nunca se deu bem com a torcida (a quem chegou a pedir carinho) e, para piorar as coisas, teve que encarar um técnico quase tão grande quanto ele. Bateu de frente, mas não foi esse o problema. Ronaldo já não vinha jogando bem antes de Capello e já não fazia questão de estar em forma. Embora, para ser fenomenal, só precisasse disso: entrar em forma. E aposto que ele entrará em forma no Milan. Porque, se não estivesse com muito tesão de continuar (ou melhor, voltar a jogar) no futebol de alta qualidade, teria optado pela Arábia Saudita ou pelos EUA. Não pelo Milan.

Para o Milan
Exatamente porque Ronaldo vai cheio de vontade a Milão. E, em forma, mesmo com 31 anos, ele é melhor do que qualquer um dos similares. Pode, sim, resolver o problema de ineficiência do ataque do Milan desde a saída de Shevchenko. Há quem diga que ele poderia esbarrar em Kaká, que chegou a dar umas estocadas na pouca agilidade do Fenômeno durante a Copa do Mundo. Não acredito nisso: Kaká não é bobo. Primeiro, sabe que hoje é bem maior que Ronaldo no Milan. É incontestável, o ídolo-mor da equipe. Depois, porque Kaká sabe que — ao contrário do que aconteceu na seleção durante a Copa da Alemanha —, no Milan, Ronaldo só joga se estiver bem. Se estiver em forma.

Para o Real Madrid
Porque o time espanhol, apesar da má fase e da bruxa solta machucando um jogador por semana, precisava começar a fazer essa limpeza. Mudar de vez os ares do clube, ainda que pensando em 2008. Deixar de lado a era dos galácticos e eliminar emblemas dessa época, como Ronaldo e Beckham (mesmo que este, coitado, sempre tenha sido profissional). Ainda por cima, o clube conseguiu levar Ricardo Oliveira de brinde, por empréstimo. Ele não pode jogar na Liga dos Campeões, mas certamente terá mais vontade no Espanhol (em que ele já foi tão bem) do que o Fenômeno. A única coisa de que o Real pode se queixar é não ter vendido Ronaldo em agosto, quando o Milan oferecia 15 milhões de euros. E, é bom que se diga, Capello já não queria o Fenômeno naquela época. Mas a diretoria do Real decidiu mantê-lo para, vejam só, valorizá-lo! De qualquer forma, liberar Ronaldo hoje não foi um erro. Ele não voltaria a arrebentar no Real.

Portanto, para mim, Ronaldo não calará a boca de ninguém. No máximo, vá lá, da torcida da Inter, que não está perdendo a chance de tirar um sarro do gordinho. Vejam os dizeres da faixa em que eles brincavam com a camisa 99 que o atacante vestirá no rival Milan:

"Ronaldo 99? Quilos."



Escrito por Gian Oddi às 19h58
[   ] [ envie esta mensagem ]




VOLTANDO PRA CASA — OU QUASE

 

Enfim, está fechado: Ronaldo é jogador do Milan, por 7,5 milhões de euros que serão pagos ao Real Madrid — 500 mil dependem de uma provável classificação do Milan para a Liga dos Campeões de 2007-08 ou 2008-09.

Ronaldo pega o avião e diz "ciao" para Madri hoje mesmo. 

Comente a contratação. Eu o farei no fim do dia.

E o site do Milan comemorou com a seguinte imagem em sua home-page:



Escrito por Gian Oddi às 13h45
[   ] [ envie esta mensagem ]




O OSCAR DA BOTA

A Associação Italiana de Jogadores divulgou nesta segunda-feira à noite o prêmio dos melhores jogadores do país na temporada passada. Fabio Cannavaro, para mim com justiça, foi o grande vencedor da noite: levou o prêmio de melhor jogador e de melhor zagueiro. Kaká, também com justiça, ganhou como melhor estrangeiro. 

Mas que a torcida do Real deve trocar os infinitos prêmios que o zagueiro vem recebendo por um poquinho mais de futebol na capital espanhola isso deve...

Os vencedores da noite:

Melhor jogador: Fabio Cannavaro (Real Madrid)
Melhor jogador estrangeiro: Kaká (Milan) e David Suazo (Cagliari)
Melhor jogador jovem: Daniele De Rossi (Roma)
Melhor goleiro: Gianluigi Buffon (Juventus)
Melhor zagueiro: Fabio Cannavaro (Real Madrid)
Melhor técnico: Luciano Spalleti (Roma)
Melhor árbitro: Roberto Rosetti
Melhor atacante: Luca Toni (Fiorentina)
Gol mais bonito: Totti (Roma)
Jogador mais querido: Gianluigi Buffon (Juventus)

Esse gol de Totti você pode ver descendo um pouco a tela: no post do dia 27/11.

E aí? Prêmios justos?



Escrito por Gian Oddi às 11h34
[   ] [ envie esta mensagem ]




UMA PÉSSIMA BOA TROCA

Enquanto Real Madrid e Milan continuam jogando pôquer e a novela Ronaldo não se define de vez, pintou a notícia de que o Real teria proposto uma troca, por empréstimo, de Cassano por Ricardo Oliveira.

Para o Real, claro, seria um bom negócio, pois Cassano não tem mais lugar no grupo de Capello e não jogará nem no Espanhol e nem na Liga. Para o Milan, seria uma péssima boa troca porque:

O time até precisa de um segundo atacante, já que contará com Ronaldo (?), Inzaghi e Gilardino, todos centroavantes, embora o último ainda tenha algumas características de segundo atacante. Um jogador rápido e habilidoso como Cassano, portanto, interessaria, apesar de ser o rei das idiotices. Mas...

... ceder Ricardo Oliveira e ficar apenas com Inzaghi e Gilardino para a disputa da Liga dos Campeões da Europa — que é o que hoje interessa para o clube — não faria sentido algum. E transforma o que seria uma boa troca em um péssimo negócio.

Se fosse diretor do Milan, você toparia a troca? Galliani, eu aposto, não topará.



Escrito por Gian Oddi às 19h13
[   ] [ envie esta mensagem ]




MATERAZZI, O SACO DE CABEÇADAS

Confesso: vi pouco da rodada do Italiano com atenção. Mas chego em casa no final do domingo, ligo a TV na RAI e escuto o locutor: “Mas o lance determinante para a vitória da Inter foi a cabeçada em Materazzi”. Achei que fosse algum tipo de piada...

 

Antes, não gostava dele. Hoje, me pergunto: o que seria desse blog sem Matera? Num lance do jogo deste domingo contra a Sampdoria, ele foi reclamar, daquele jeitão ríspido, com Delvecchio por causa de uma entrada sobre o goleiro Júlio César.

 

O meio-campista da Samp, ainda que por alguns segundos, igualou-se a Zidane! E soltou uma cabeçada no rosto de Materazzi. Foi expulso com apenas sete minutos de jogo e facilitou as coisas – em geral já tão fáceis – para a Inter.

 

Gols de Ibrahimovic e Maicon, que aliás, pelo menos segundo a RAI, teve ótima atuação.

 

Assim, de pouco valeu a suada vitória por 1 x 0 da Roma sobre o Siena. De pouco valeu o primeiro gol de Vucinic – com jogada do recém-chegado Tavano. E de pouco valeu a carinha feia do a cada dia mais marrento brasileiro Mancini ao ser substituído.

 

A Inter chega a sua 14ª vitória seguida, igualando as marcas históricas de Arsenal e Barcelona em seus respectivos campeonatos. Se ganhar no próximo domingo da Roma, a Inter igualará o recorde entre os cinco principais campeonatos da Europa, pertencente ao Real Madrid (1960-61) e ao Bayern Munique (2004-05 e 2005-06).

 

Amanhã (ou melhor, hoje, mais tarde), falarei de Ronaldo no Milan. Por ora, deixo abaixo a imagem e os resultados da 21ª rodada. Primeiro, a imagem:

 

 

 

E agora os resultados:

 

Torino 2 x 3 Udinese                                                                          
Palermo 0 x 3 Lazio
Atalanta 1 x 1 Catania
Cagliari 0 x 2 Reggina
Chievo 0 x 0 Empoli
Fiorentina 2 x 1 Livorno
Messina 1 x 2 Ascoli
Milan 1 x 0 Parma (Inzaghi)
Roma 1 x 0 Siena (Vucinic)
Sampdoria 0 x 2 Inter (Ibrahimovic e Maicon)

 

PS: Depois dos 2 x 2 da última quinta-feira em Milão e pela situação do Campeonato Italiano, Roma x Milan pela semifinal da Copa da Itália tem tudo para ser um jogão na próxima quarta. Mesmo sem Ronaldo, que gostaria de estrear, mas não o fará. Aguardemos.



Escrito por Gian Oddi às 01h30
[   ] [ envie esta mensagem ]


[ ver mensagens anteriores ]


 


Histórico
  28/10/2007 a 03/11/2007
  30/09/2007 a 06/10/2007
  23/09/2007 a 29/09/2007
  16/09/2007 a 22/09/2007
  09/09/2007 a 15/09/2007
  02/09/2007 a 08/09/2007
  26/08/2007 a 01/09/2007
  19/08/2007 a 25/08/2007
  12/08/2007 a 18/08/2007
  05/08/2007 a 11/08/2007
  01/07/2007 a 07/07/2007
  24/06/2007 a 30/06/2007
  17/06/2007 a 23/06/2007
  10/06/2007 a 16/06/2007
  03/06/2007 a 09/06/2007
  27/05/2007 a 02/06/2007
  20/05/2007 a 26/05/2007
  13/05/2007 a 19/05/2007
  06/05/2007 a 12/05/2007
  29/04/2007 a 05/05/2007
  22/04/2007 a 28/04/2007
  15/04/2007 a 21/04/2007
  08/04/2007 a 14/04/2007
  01/04/2007 a 07/04/2007
  25/03/2007 a 31/03/2007
  18/03/2007 a 24/03/2007
  11/03/2007 a 17/03/2007
  04/03/2007 a 10/03/2007
  25/02/2007 a 03/03/2007
  18/02/2007 a 24/02/2007
  11/02/2007 a 17/02/2007
  04/02/2007 a 10/02/2007
  28/01/2007 a 03/02/2007
  21/01/2007 a 27/01/2007
  26/11/2006 a 02/12/2006
  19/11/2006 a 25/11/2006
  12/11/2006 a 18/11/2006
  05/11/2006 a 11/11/2006
  29/10/2006 a 04/11/2006
  22/10/2006 a 28/10/2006
  15/10/2006 a 21/10/2006
  08/10/2006 a 14/10/2006
  01/10/2006 a 07/10/2006
  03/09/2006 a 09/09/2006
  27/08/2006 a 02/09/2006
  20/08/2006 a 26/08/2006
  13/08/2006 a 19/08/2006
  06/08/2006 a 12/08/2006
  23/07/2006 a 29/07/2006
  16/07/2006 a 22/07/2006
  09/07/2006 a 15/07/2006
  02/07/2006 a 08/07/2006
  25/06/2006 a 01/07/2006
  11/06/2006 a 17/06/2006
  04/06/2006 a 10/06/2006
  28/05/2006 a 03/06/2006
  21/05/2006 a 27/05/2006
  14/05/2006 a 20/05/2006
  07/05/2006 a 13/05/2006
  30/04/2006 a 06/05/2006
  23/04/2006 a 29/04/2006
  16/04/2006 a 22/04/2006
  09/04/2006 a 15/04/2006
  02/04/2006 a 08/04/2006
  26/03/2006 a 01/04/2006
  19/03/2006 a 25/03/2006
  12/03/2006 a 18/03/2006
  05/03/2006 a 11/03/2006
  26/02/2006 a 04/03/2006


Outros sites
  Campeonato Italiano - resultados, classificação, artilheiros e estatísticas

  Tuttosport
  Corriere dello Sport
  La Gazzetta dello Sport
  Corriere della Sera
  Revista Placar
  Federação Italiana
  Liga Italiana
  Na TV (do site Trivela)
  Uefa.com

  Ascoli
  Atalanta
  Bologna
  Cagliari
  Catania
  Chievo
  Empoli
  Fiorentina
  Genoa
  Internazionale
  Juventus
  Lazio
  Livorno
  Messina
  Milan
  Napoli
  Palermo
  Parma
  Reggina
  Roma
  Sampdoria
  Siena
  Torino
  Udinese

  Buela de Capotón
  Thank God for Football
  Carta-bomba
  Blig do Repórter
  Blog de Bola
  Lédio Carmona
Votação
  Dê uma nota para meu blog