QUAL O MAIOR CLÁSSICO DA ITÁLIA?

Há quem diga que futebol é rivalidade. Se assim for, o futebol italiano está bem servido: segundo o site www.footballderbies.com, que pretende ranquear as rivalidades mais fervorosas do planeta, a Itália é o único país com dois jogos na listas dos 10 maiores clássicos.

Quem achava que Roma x Lazio seria o primeiro deles, engana-se: o derby da capital aparece só na nona colocação, enquanto o clássico de Gênova entre Genoa e Sampdoria surge em quinto — logo depois de Palmeiras x Corinthians (o único clássico brasileiro entre os dez), que ocupa o segundo lugar junto com Boca x River e Celtic x Rangers.

Em 2003, cobri um jogo da seleção italiana em Gênova (contra Portugal, que aliás estreava sob o comando de Felipão) e senti um pouco do clima de Genoa x Samp. Era mesmo de dar medo. As torcidas dos times, apesar do jogo ser da seleção, ficavam totalmente separadas, quase enjauladas, cada uma em sua curva.

E Buffon, coitado, caiu no erro de pegar e tremular, de leve, uma bandeira do Genoa que havia sido atirada em campo. Coisa boba, para agradar a torcida que estava atrás do seu gol. Resultado: teve que aguentar pelo menos uma semana de muita polêmica e contestações — encabeçadas pela torcida da Samp e "compradas" pela imprensa.

Os dez maiores clássicos e suas notas no Footballderbies:

1) Fenerbahce x Galatasaray - 8.5
2) Boca Juniors x River Plate - 8.3
    Celtic FC x Rangers FC - 8.3
    Palmeiras x Corinthians - 8.3
5) Genoa x Sampdoria - 8.2
6) Olympiakos Piraeus x Panathinaikos - 8.1
    Estrela Vermelha x Partizan Belgrade - 8.1
8) Wydad x Raja - 8
9) Roma x Lazio - 7.9
    Benfica x Sporting Lisbon - 7.9

Outros clássicos italianos na lista:
Milan x Inter - 7.7
Juventus x Torino - 6.7
Chievo x Verona - 6

Ah, sim, e os jogos do fim de semana, quando o mais próximo de um clássico é Messina x Palermo:

Sábado
11h00 - Ascoli x Roma
11h00 - Livorno x Inter
16h30 - Milan x Chievo

Domingo
11h00 - Cagliari x Atalanta
11h00 - Catania x Siena
11h00 - Fiorentina x Torino
11h00 - Lazio x Sampdoria
11h00 - Messina x Palermo
11h00 - Parma x Reggina
11h00 - Udinese x Empoli



Escrito por Gian Oddi às 18h20
[   ] [ envie esta mensagem ]




UÉ, PASSOU A EUFORIA?

Comentário da Gazzetta dello Sport sobre Ronaldo, no jogo de ontem entre Milan e Palermo:

Ronaldo, 5,5 - Substitui Gilardino, jogando os últimos 22 minutos. Se aproximou de um gol acertando involuntariamente o travessão, mas fora isso errou tudo, suscitando sérias dúvidas sobre suas condições.



Escrito por Gian Oddi às 17h23
[   ] [ envie esta mensagem ]




EMERSON, UM ITALIANO


Emerson na Roma e no Real: momentos opostos. E feições também

Insatisfeito na Espanha e, principalmente, com a torcida do Real, Emerson acena com a possibilidade de voltar à Itália — e não só porque lá seu futebol é reconhecido. Se não tivesse saído tão mal da Roma (e trocando farpas com Totti, claro), parece que gostaria de voltar mesmo para a capital...

Do UOL, traduzindo o AS:

No fim, Émerson indicou que um retorno à Itália é uma possibilidade. "É minha segunda casa depois do Brasil. Minha filha Carolina vive em Roma. Ali tenho amigos que me esperam. Além disso, há muitas coisas que me unem a este país, a mentalidade e os hábitos. Repito: o orgulho me pede que continue na Espanha, mas a razão me leva a pensar. No futebol, nunca se sabe o que vai acontecer."

Seria um bom negócio pra ele? Pro Real? Pra Roma? Pra Juventus? Comente.



Escrito por Gian Oddi às 13h21
[   ] [ envie esta mensagem ]




COMO FORAM OS JOGOS DE HOJE

Assim mesmo. Curto e grosso. E os comentários ficam por conta de vocês. 

Ascoli 0 x 0 Parma
Lanterna e vice-lanterna do Italiano. Deve ter sido um jogaço!

Chievo 2 x 2 Roma
Totti fez os dois da Roma e chegou aos 16 gols no campeonato, abrindo 3 sobre o vice-artilheiro Toni (Fiorentina). Aliás, a artilharia (e, quem sabe, a Chuteira de Ouro européia) virou o grande objetivo da Roma no Italiano. Vai sonhar com o quê? Para opiniões táticas, recomendo o comentário do Braitner no post anterior. Porque, sinceramente, eu não vi o jogo. 

Empoli 3 x 1 Messina
E não é que o time da Toscana continua incomodando? Quinto lugar, com 38 pontos.

Lazio 3 x 1 Catania
A Lazio saiu perdendo no primeiro tempo, contra um bom Catania. Mas acabou virando na segunda etapa e continua firme, em quarto, atrás da vaga na Liga. Agora está a cinco pontos do decadente Palermo.

Palermo 0 x 0 Milan
Kaká perdeu um pênalti (defendido por Fontana) no primeiro tempo, Ronaldo entrou aos 26 do segundo e pouco pôde fazer, mas acertou uma bola no travessão. Os donos da casa foram melhores na segunda etapa, mas continuam caindo e cada vez mais perto do "bloco de baixo". Sinceramente? Acho que o Palermo perderá essa vaga na Liga. Milan e Lazio são os favoritos para as vagas que restam, mas acho que a Fiorentina também tem chances.

Reggina 1 x 1 Fiorentina
O garoto Foggia, que é jogador da Lazio, ajudou o time da capital fazendo o gol da Reggina e mantendo a equipe de Florença distante dos laziales. Mutu, de pênalti, marcou para Fiorentina no final. O romeno já tem 12 gols no torneio, contra 13 do parceiro Toni.

Sampdoria 2 x 1 Atalanta
Com a vitória de virada graças aos gols de Bazzani e Volpi, a equipe de Gênova continua sonhando com a Copa da Uefa. E ultrapassou seus adversários desta quarta (33 a 31 pontos).

Siena 0 x 0 Livorno
Times que, desde já, não tem ambições no campeonato: chegar a uma copa européia é difícil; cair, também.

Torino 1 x 0 Cagliari
Será que o problema era o Zaccheroni? No primeiro jogo sob o comando de De Biasi e com um gol de Bovo, a equipe de Turim interrompe uma série de seis derrotas seguidas e se afasta da zona de rebaixamento. Já o Cagliari fica a apenas dois pontinhos da mesma.

Internazionale 1 x 1 Udinese
E a Udinese, último time que havia parado a Inter no Italiano, voltou a fazê-lo nesta quarta interrompendo a série recorde de 17 vitórias seguidas dos milaneses. E, dessa vez, no San Siro. Ododo fez para os visitantes no começo do segundo tempo, Crespo empatou um pouco depois. O brasileiro Maxwell, que entrou no lugar de Solari, foi determinante fazendo o cruzamento para o argentino. Adriano deixou o campo machucado, mas parece que não é nada de grave. O mais relevante mesmo é que a Inter parece estar caindo na hora errada. A hora em que a Liga dos Campeões ficou decisiva.   



Escrito por Gian Oddi às 15h30
[   ] [ envie esta mensagem ]




ZAGO E A ROMA

Há muito o que se discutir sobre o comportamento da torcida da Roma nos últimos anos. Mas não dá pra discutir o carinho que os jogadores que passam por lá com algum sucesso guardam da cidade e do time. Antonio Carlos, o veterano zagueirão do Santos, é um ótimo exemplo disso.

Outro dia, meu amigo Tiago Maranhão, repórter da Band, levou para Santos um VHS com a comemoração do scudetto de 2000-01. A fita foi entregue a um funcionário do clube para que fosse feita uma cópia em DVD do filme.

Antonio Carlos estava passando por lá, viu um trecho do filme sendo copiado e, surpreso, perguntou o que era. O funcionário explicou. Resultado: Zago pediu uma cópia para ele também e, de quebra, ainda disse ao funcionário que traria um CD que ganhou da diretoria da Roma com as canções tocadas na comemoração. Para que ele gravasse e entregasse ao Tiago.

Além da historinha, um outro exemplo de que Zago guarda boas recordações de Roma está na Placar deste mês, que publica um Bate-Bola com o zagueiro. Eis a última pergunta:

Se você tivesse que fazer um jogo de despedida, que dois times da sua carreira colocaria para um duelo?
Para mim foram três grandes times. O do São Paulo que ganhou o Mundial. O do Palmeiras e o da Roma, que não ganhava um título há 19 ou 20 anos e nós, naquele ano, ganhamos o Italiano, a Copa da Itália e a Supercopa. Acho que eu colocava esse time com o Palmeiras.

Atendendo a pedidos, aí vai a foto da Ilary Blasi, a mulher do Totti citada no post abaixo. Não achei aquela ela nas tribunas do Olímpico, mas acho que ninguém vai reclamar, né?



Pra finalizar, e voltando ao futebol, os jogos de amanhã pelo Italiano:

Ascoli x Parma
Chievo x Roma
Empoli x Messina
Lazio x Catania (na ESPN)
Palermo x Milan (na RAI)
Reggina x Fiorentina
Sampdoria x Atalanta
Siena x Livorno
Torino x Cagliari
Inter x Udinese (único às 16h30, os demais às 11h)



Escrito por Gian Oddi às 17h27
[   ] [ envie esta mensagem ]




AND THE WINNER IS...

Tá bom, eu confesso. Em vez de assistir à RAI e os melhores momentos de toda a rodada do Italiano, acabei optando pelo Oscar na noite deste domingão. Mas eu já tinha visto boa parte dos jogos durante o dia, certo? Então, em ritmo de Academia, vamos aos destaques da 24a rodada:

Melhor direção
O prêmio tem que ser de Cesare Prandelli, técnico da Fiorentina. O time, que seria terceiro colocado da Série A se não tivesse sido punido, está muito bem organizado e, no clássico da Toscana, poderia (e deveria) ter vencido o Empoli por até mais do que os 2 x 0.

Melhor fotografia
Vai para o atacante Rocchi, da Lazio, sem dúvida alguma o autor da imagem do fim de semana: o segundo gol dos 2 x 0 sobre o Cagliari. Um golaço!

Melhor roteiro adaptado
O pênalti perdido por Totti na temporada, no jogo em que a Roma fez 3 x 0 na Reggina. O roteiro é adaptado porque foi o sexto (!) pênalti perdido por ele na temporada. Mas, dessa vez, Totti se irritou com o goleiro Campagna, seu ex-colega de clube, que foi falar (sabe-se lá o que) para o jogador depois de ter defendido o pênalti. Mas é bom que se diga: Totti jogou bem.

Melhor edição
Esse é barbada: ninguém tem editado melhor que a Internazionale. Depois dos 5 x 2 sobre o Catânia, com portões fechados, o clube conseguiu formar uma impressionante seqüência de 17 vitórias seguidas na competição.

Melhor ator
Os "nominados" são: Pizarro, da Roma (nota 7 na Gazzetta); Kaká, do Milan (idem); Solari, da Inter (idem); Cribari, da Lazio (7,5). And the winner is... pelo menos segundo as notas da Gazzetta, o zagueirão brasileiro de 26 anos da Lazio foi levou a estatueta. Baita zebra!

Melhor ator coadjuvante
Outro azarão: Ambrosini, o volantão brucutu que, mais uma vez, garantiu três pontos para o Milan com uma cabeçada nos acréscimos do segundo tempo do jogo contra a Samp. Ronaldo, discreto, dessa vez passou em branco.

Melhor filme estrangeiro
Uma edição dos lances de Kaká, Maicon e Doni nos jogos de Milan, Inter e Roma. São os melhores brasileiros da competição atualmente.

Melhor roteiro
O do emocionante empate por 3 x 3 entre Udinese e Parma. Só um trechinho do roteiro: o gol dos 3 x 2 da Udinese saiu aos 38 minutos do segundo tempo. O de empate do Parma, aos 40.

Melhor filme
O dramalhão do Torino, que, depois da sexta derrota consecutiva no Italiano (um retumbante 3 x 0 para o Chievo), demitiu o técnico Alberto Zaccheroni e está ameaçado de cair (de novo!) para a segunda divisão.

Melhor atriz coadjuvante
Alguém viu a Ilary Blasi, mulher do Totti, nas tribunas do Olímpico? Ai, ai...

Resultados da rodada
Chievo 3 x 0 Torino
Atalanta 1 x 1 Palermo
Roma 3 x 0 Reggina
Cagliari 0 x 2 Lazio
Catania 2 x 5 Inter
Fiorentina 2 x 0 Empoli
Livorno 0 x 0 Ascoli
Messina 1 x 0 Siena
Udinese 3 x 3 Parma
Milan 1 x 0 Sampdoria



Escrito por Gian Oddi às 13h20
[   ] [ envie esta mensagem ]




TALENTINO MARCADO

Repararam nos braços enfaixados de Cassano, ouvindo (será?) a instruções de Fabio Capello antes de entrar em campo no segundo tempo do empate por 1 x 1 entre Atlético e Real Madrid? É que, enquanto não jogava (havia entrado em campo pela última vez no dia 30 de outubro), o agora chamado "Talentino" aproveitou o tempo livre para renovar seu já respeitável arsenal de tatuagens.

Perdoado e finalmente em campo, a exemplo do que havia feito Beckham em rodadas passadas, Cassano acabou dando uma sobrevida a Capello, com quem tem, desde os tempos de Roma, uma longa história de amor e ódio. Foi dele o belo passe para o gol de empate marcado por Higuain.

E disse o jornal espanhol AS:

"Na segunda metade, Capello colocou Cassano no lugar de Reyes. O último dos perdoados se apresentou com um trote ligeiro e os braços enfaixados, ocultado tatuagens recentes. Sem julgar sua afeição pelos doces ou essa indomável rebeldia que tanto o prejudica, há que se admitir que trata-se de um bom jogador. Um desses transeuntes a quem pode ocorrer algo. E ocorreu..."

É. A gente já sabia disso. Mas por isso mesmo podemos até promover um bolão. Quantas rodadas teremos até a "indomável rebeldia" voltar a ser a notícia quando se fala de Cassano? Uma, duas, dez? Eu aposto ainda em março.

ps: jogos de sábado na Série A: Chievo 3 x 0 Torino e Atalanta 1 x 1 Palermo. O Torino está fazendo força pra cair de novo. E o Palermo, quem sabe, para perder a vaga até algumas semanas atrás quase garantida na próxima Liga dos Campeões.

ps tardio: as eliminações prematuras de Parma e Livorno na Copa da Uefa são, ainda, um preço que a Itália está pagando pelos escândalos da temporada passada. Os representantes italianos nesta Uefa eram realmente abaixo da média com a qual o país em geral se apresenta no torneio. 



Escrito por Gian Oddi às 03h24
[   ] [ envie esta mensagem ]


[ ver mensagens anteriores ]


 


Histórico
  28/10/2007 a 03/11/2007
  30/09/2007 a 06/10/2007
  23/09/2007 a 29/09/2007
  16/09/2007 a 22/09/2007
  09/09/2007 a 15/09/2007
  02/09/2007 a 08/09/2007
  26/08/2007 a 01/09/2007
  19/08/2007 a 25/08/2007
  12/08/2007 a 18/08/2007
  05/08/2007 a 11/08/2007
  01/07/2007 a 07/07/2007
  24/06/2007 a 30/06/2007
  17/06/2007 a 23/06/2007
  10/06/2007 a 16/06/2007
  03/06/2007 a 09/06/2007
  27/05/2007 a 02/06/2007
  20/05/2007 a 26/05/2007
  13/05/2007 a 19/05/2007
  06/05/2007 a 12/05/2007
  29/04/2007 a 05/05/2007
  22/04/2007 a 28/04/2007
  15/04/2007 a 21/04/2007
  08/04/2007 a 14/04/2007
  01/04/2007 a 07/04/2007
  25/03/2007 a 31/03/2007
  18/03/2007 a 24/03/2007
  11/03/2007 a 17/03/2007
  04/03/2007 a 10/03/2007
  25/02/2007 a 03/03/2007
  18/02/2007 a 24/02/2007
  11/02/2007 a 17/02/2007
  04/02/2007 a 10/02/2007
  28/01/2007 a 03/02/2007
  21/01/2007 a 27/01/2007
  26/11/2006 a 02/12/2006
  19/11/2006 a 25/11/2006
  12/11/2006 a 18/11/2006
  05/11/2006 a 11/11/2006
  29/10/2006 a 04/11/2006
  22/10/2006 a 28/10/2006
  15/10/2006 a 21/10/2006
  08/10/2006 a 14/10/2006
  01/10/2006 a 07/10/2006
  03/09/2006 a 09/09/2006
  27/08/2006 a 02/09/2006
  20/08/2006 a 26/08/2006
  13/08/2006 a 19/08/2006
  06/08/2006 a 12/08/2006
  23/07/2006 a 29/07/2006
  16/07/2006 a 22/07/2006
  09/07/2006 a 15/07/2006
  02/07/2006 a 08/07/2006
  25/06/2006 a 01/07/2006
  11/06/2006 a 17/06/2006
  04/06/2006 a 10/06/2006
  28/05/2006 a 03/06/2006
  21/05/2006 a 27/05/2006
  14/05/2006 a 20/05/2006
  07/05/2006 a 13/05/2006
  30/04/2006 a 06/05/2006
  23/04/2006 a 29/04/2006
  16/04/2006 a 22/04/2006
  09/04/2006 a 15/04/2006
  02/04/2006 a 08/04/2006
  26/03/2006 a 01/04/2006
  19/03/2006 a 25/03/2006
  12/03/2006 a 18/03/2006
  05/03/2006 a 11/03/2006
  26/02/2006 a 04/03/2006


Outros sites
  Campeonato Italiano - resultados, classificação, artilheiros e estatísticas

  Tuttosport
  Corriere dello Sport
  La Gazzetta dello Sport
  Corriere della Sera
  Revista Placar
  Federação Italiana
  Liga Italiana
  Na TV (do site Trivela)
  Uefa.com

  Ascoli
  Atalanta
  Bologna
  Cagliari
  Catania
  Chievo
  Empoli
  Fiorentina
  Genoa
  Internazionale
  Juventus
  Lazio
  Livorno
  Messina
  Milan
  Napoli
  Palermo
  Parma
  Reggina
  Roma
  Sampdoria
  Siena
  Torino
  Udinese

  Buela de Capotón
  Thank God for Football
  Carta-bomba
  Blig do Repórter
  Blog de Bola
  Lédio Carmona
Votação
  Dê uma nota para meu blog